Após perder seis partidas consecutivas no circuito profissional este ano, o letão Ernests Gulbis, 84º do ranking da ATP, venceu e de virada em um disputado e dramático jogo contra o croata Ivo Karlovic, 29º, pela estreia do Masters de Roma, na Itália.
Gulbis, que furou o torneio qualificatório em Roma, busca ainda sua melhor forma e precisou de 1h57 pelo placar de 6/7 (3) 6/2 6/3 tendo disparado dez aces contra 23 do grandalhão croata, que aos 37 anos segue firme com seu jogo de saque firme e definição na segunda bola e junto à rede, o que complicou a vida de Gulbis no primeiro set, mas trabalhou contra Karlovic no restante da partida graças a tática de antecipação à rede do letão.
Na segunda rodada do torneio em Roma, Gulbis encara o lucky-loser francês Lucas Pouille, que entrou a chave do torneio depois da desistência de Jo-Wilfried Tsonga, que com uma lesão no adutor da coxa direita desistiu de competir na Itália.
Os dois tenistas se enfrentaram na semana passada, pelo quali do Masters 1000 de Madri, onde o francês levou a melhor em dois sets decididos no tiebreak.
Gasquet e Thiem vencem
Após uma decepcionante campanha no Masters 1000 de Madri, na Espanha, o austríaco Dominic Thiem, 15º da ATP, venceu no sufoco o ucraniano Alexandr Dologpolov, 29º, pelo placar de 6/3 3/6 6/4 tendo disparado seis aces contra sete do ucraniano, que venceu 83% dos pontos jogados com primeiro serviço contra 70% de aproveitamento do austríaco.
Na próxima rodada, Thiem encara o português João Sousa, 30º, que virou a partida contra o jovem local Lorenzo Sonego, 333º, de apenas 20 anos que está na disputa convidado pela organização. O drama de Sousa durou 2h56 e fechou o placar em 6/7 (5) 6/3 7/5.
Sousa e Thiem já se enfrentaram cinco vezes no circuito profissional e o austríaco venceu quatro partidas, inclusive a única disputada no saibro na final do ATP de Umag, na Croácia, em 2015.
No duelo francês da estreia, Richard Gasquet, 12º, passou com tranquilidade por Jullien Benneteau, 607º, e em 1h14 venceu a partida em 6/3 6/0.
Na próxima rodada, Gasquet enfrenta o italiano Andreas Seppi, 42º, precisou de dois tiebreaks para superar o canadense Vasek Pospisil, 46º, 7/6 (5) 7/6 (2).
Seppi e Gasquet se enfrentaram seis vezes no circuito profissional, o francês venceu cinco vezes, duas delas no saibro e sua única derrota foi no saibro de Hamburgo (Alemanha) em 2008.