Após vencer o russo Andrey Kuznetsov na estreia do Masters de Madri, o espanhol Rafael Nadal conversou com a imprensa local e, além de falar sobre a vitória e a alegria de jogar o torneio do qual é tetracampeão, comentou novamente sobre o sistema antidoping.
Nadal voltou a falar que pediu à Federação Internacional de Tênis (ITF) que torne públicos os passaportes biológicos (testes antidoping) dos jogadores. "Para mim, não é que seja mais prudente tornar o passaporte biológico público. É necessário. Já basta de tanta especulação; que tudo seja transparente será o mais adequado", declarou ele, que já foi inúmeras vezes acusado de doping, sem que qualquer prova fosse dada.
Nadal inclusive citou a 'Operação Porto', uma investigação que segue na justiça comum espanhola e trata de um esquema de inúmeros esportes, baseado em um modelo italiano de violação e troca de amostras de sangue e urina de atletas. Para o tenista de Manacor, tornar as denúncias e situações públicas melhoraria a imagem do esporte espanhol em geral.
"A transparência tem que ser total. Isso não quer dizer que não acredito no sistema que temos. Temos um bom sistema em nosso circuito e os jogadores estão competindo, acredito, totalmente limpos", fez questão de destacar.