Em sua aguardada estreia no Masters de Madri, Rafael Nadal, quinto do ranking da ATP, teve uma atuação impecável, diante do russo Andrey Kuznetsov, 39º, e, perdendo apenas cinco pontos em seus games de saque, avançou à 3ª rodada.
Rafa Nadal precisou de 1h18 para fechar o placar contra Kuznetsov, em um duplo 6/3 tendo disparado quatro aces contra nenhum do russo, que cometeu quatro duplas-faltas na partida e venceu 67% dos pontos jogados com seu primeiro serviço, contra 84% de aproveitamento do espanhol, que perdeu cinco dos 33 pontos em que sacou com primeiro serviço em todo o jogo.
Em um primeiro set rápido e nervoso por parte do russo, Nadal começou com um game matador, que durou pouco mais de um minuto e conquistou a quebra de saque do rival na sequência. O espanhol seguiu sacando firme e pressionando o russo, que salvou dois break points para confirmar seu saque no quarto game e ter 3/1 contra no placar. Sólido no saque e com a torcida a seu favor, Nadal perdeu o primeiro ponto na partida, em seu saque, no sétimo game, após errar um forehand na cruzada e ter 15/15 no placar. O tenista de Manacor seguiu sólido, administrando a quebra, e levou o primeiro set.
Na segunda parcial, o jogo ficou mais duro para o espanhol, que viu o rendimento de Kuznetsov aumentar, à medida em que a ansiedade do tenista baixava. O jogo seguiu igual até o 3/3, quando Nadal conseguiu boas devoluções no sétimo game, conquistou a quebra e não perdeu mais games, voltando a quebrar o saque do russo no nono game, fechando a partida.
Na terceira rodada da competição, Nadal, que tem quatro títulos em Madri e defende o vice-campeonato em 2015, aguarda pelo vencedor da partida entre o norte-americano Sam Querrey e o francês Lucas Pouille.