Jiri Vesely, 55º do mundo, esperava fazer um game contra Novak Djokovic. Conseguiu uma grande vitória, a pior derrota do sérvio em seis anos e primeira em estreias em três temporadas, mas perdeu o encanto logo a seguir em Monte Carlo.
O tcheco jogou mal, sentiu dores no braço e foi presa fácil para o francês Gael Monfils, 16º colocado e 13º pré-classificado, por 6/1 6/2 após 1h07min de duração.
No começo da segunda etapa Vesely sentiu dores no braço e pediu atendimento, mas seguiu errando e sem ser combativo.
Vesely havia vencido apenas um jogo em oito torneios até a semi semana passada em Marrakech, no Marrocos, e conseguiu um feito contra Djokovic que não perdia em Masters 1000 há oito meses.
Monfils vai enfrentar o espanhol lucky-loser Marcel Granollers, que entrou no lugar de David Ferrer.
Granollers enfrentou o belga David Goffin, notadamente melhor que ele, usando o que tem de eficiente: golpes iniciais profundos e subidas rápidas à rede, usando sua grande habilidade, evitando longas trocas em que ficaria na desvantagem.
Dessa forma, levou o primeiro set para o tiebreak, quando saiu com tudo, fazendo 5/0 e não dando chances para o belga, fechando em 7/1.
Na segunda parcial, ele conseguiu a quebra no oitavo game e sacou em 5/3, mas perdeu a oportunidade de fechar o jogo sacando. No entanto, capturou a quebra no game seguinte e avançou para encarar Monfils.