Depois de mais de dois meses de molho por conta de uma artroscopia no joelho, Roger Federer marcou seu retorno nesta terça-feira no Masters 1000 de Monte Carlo com vitória e vaga nas oitavas de final no Principado de Mônaco.
O suíço terceiro do mundo derrotou o espanhol Guillermo Garcia-Lopez, algoz de Thomaz Bellucci e 38º colocado, por 2 sets a 0 com parciais de 6/3 6/4 após 1h14min de duração.
O suíço não atuava desde o Australian Open na semi. A seguir, ao preparar um banho para suas filhas, sentiu dores no joelho e precisou da pequena cirurgia. Ele jogaria em Miami, mas um problema estomacal o tirou de ação.
Nas oitavas de final o rival sai do duelo entre o espanhol Roberto Bautista Agut, 17º e 14º favorito, e o francês Jeremy Chardy, 33º.
Federer jamais ganhou o torneio que abre a gira europeia no saibro. Foi vice em 2014, 2008, 2007 e 2006.
O jogo
Depois de um começo estudado com confirmações de saque, Roger quebrou e abriu 5/2 com erro do rival e fechou por 6/3 em 33 minutos, salvando dois breaks no 4/2 com belas bolas.
No segundo set teve chances, mas viu Garcia confirmar com belo contra-pé. Então deslanchou no jogo com winner e erro do rival, quebrando em 3/1 e ampliando para 5/1. Lopez não se deu por vencido, fez belo game para quebrar com devolução com sorte, diminuiu pra 5/4, mas Roger voleou firme e fechou com backhand preciso e erro forçado do rival: 6/4.
Veja o lindo ponto com backhand vencedor de Federer:
Um lindo backhand de Roger Federer para salvar break-point crucial no 1º set. Confira o vídeo!
Publicado por Tenis News em Terça, 12 de abril de 2016