X

Treinador de Halep mostra-se desconfiado sobre ida dos técnicos à quadra na WTA

Domingo, 03 de abril 2016 às 12:46:31 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional

O australiano Darren Cahil, ex tenista e atualmente treinador de Simona Halep, fez declarações acerca do on court coaching, as idas dos treinadores à quadra, no circuito feminino, que vem causando bastante polêmica pelas saias-justas causadas.



Cahill mostrou-se pouco convencido sobre as vantagens desta regra exclusiva da WTA, justificando que “o papel do treinador é ensinar a jogadora a resolver os seus problemas sozinha”. O treinador australiano foi ainda mais longe, ao afirmar que “muitos jogadoras dão importância demesiada [ao recurso] e dependem demasiadamente dele”.

Contudo, Cahill reconhece que nem tudo é negativo. Por um lado, o ex treinador de Andre Agassi e Lleyton Hewitt admite que, durante as visitas dos treinadores à quadra, “se aprende muito sobre a atleta”. Por outro, reconhece que, do ponto de vista das transmissões televisivas, “as pessoas gostam [do on-court coaching]“, e mostrou ser a favor do alargamento da regra ao circuito masculino.

As visitas são permitidas apenas nos jogos femininos, uma vez em cada set, e sempre que a adversária pede assistência médica, mas não se aplicam nos torneios do Grand Slam.

Vários jornalistas e fãs de tênis defendem as visitas dos treinadores à quadra, mas as recentes polémicas com Garbiñe Muguruza reacenderam o debate em torno da medida. Lindsay Davenport, ex número 1 mundial e comentarista do 'Tennis Channel', foi a mais recente detratora, ao alegar que elas nem sempre transmitem uma imagem positiva das jogadoras.

Recentemente, Muguruza trocou farpas com seu técnico, o francês Sam Sumyk, e tudo foi registrado pelas câmeras. Quando Sumyk a disse que deveria melhorar seu primeiro serviço, a espanhola respondeu: “diga-me algo que eu não sei”. Após tentar novamente conversar com sua pupila, o treinador disparou: “isso [a postura de Garbiñe] é para a TV espanhola?” Em seguida, abandonou a quadra, num clima constrangedor para todos que acompanharam a discussão.

A transmissão televisiva de tudo que é falado no encontro entre jogadora e técnico é parte importante da polêmica, pois várias pessoas defendem que o coaching dentro de quadra é um momento exclusivo dos dois, não devendo ser transformado em um ‘show’ para as câmeras.

teninews.com.br
br.jooble.org