Maria Barbosa Menezes (Colégio Portinari/Babolat), de apenas 13 anos, segue treinando na Flórida, nos Estados Unidos, neste fim de ano e retorna ao Brasil na próxima segunda-feira, dia 4. Ela subiu seis posições e apareceu como a quarta melhor tenista da América do Sul, primeira no Brasil na tabela do Cosat, na tabela divulgada pela entidade na transição de temporada.
Maria, que conquistou um título e dois vices na série de torneios Casely International Championship, em Bradenton e Miami, na Flórida, está em plena preparação para o Mundial Le Petit As, na França, na cidade de Tarbes, a partir do dia 21 de janeiro, evento já disputado por feras como Rafael Nadal, o qual ganhou direito após a conquista da Copa Guga Kuerten, em Florianópolis. A jogadora volta para Salvador (BA) para alguns dias mais de treino e embarca no dia 8 para a Venezuela onde disputa a primeira etapa da Gira Sul-Americana do Cosat na cidade de Valência, a partir do dia 11.
A baiana que treina no Clube Bahiano de Tênis, com o técnico Duda Catharino. Os dois ganharam na semana passada as premiações como melhor tenista da Bahia e técnico em premiação oferecida pela Sudesb (Superintendência de Desporto da Bahia) oferecida aos Melhores Atletas e treinadores do estado em 2015.