Maria Barbosa Menezes Barbosa (Colégio Portinari/Babolat), de apenas 13 anos, embarca neste sábado, dia 21, para a disputa de uma série de torneios nos Estados Unidos na categoria 14 anos, entre eles o Orange Bowl, um dos maiores e mais importantes eventos do mundo vencido na categoria por Justine Henin, Sorana Cirstea, Tamira Paszek, Juan Martin Del Potro, Tommy Haas, Magnus Norman na categoria 14 anos e outros nomes consagrados como Roger Federer, Fernando Meligeni na categoria 18 anos.
A baiana que treina no Clube Bahiano de Tênis, com o técnico Duda Catharino, disputará eventos Casely, torneios preparatórios, e a partir do dia 30 joga o Eddie Herr, em Bradenton, na Flórida, na IMG Academy, que formou Maria Sharapova, Andre Agassi, entre outros, e na sequência o Orange Bowl, em Plantation, na Flórida, e o American Cup, em Miami.
Maria vem subindo no ranking e se tornou no fim do mês passado a número 1 do Brasil e 10ª melhor da América do Sul com as conquistas da Copa Guga Kuerten, em Florianópolis, e do Bahia Juniors Cup, em Salvador. Ela se tornará no mínimo uma das cinco melhores no ranking da virada do ano.
A baiana vai disputar, em janeiro de 2016, o Mundial da categoria em Tarbes, na França, o Le Petit As, evento que ganhou direito de disputa após a conquista da Copa Guga.