A Rússia enfrentará a República Tcheca em Praga, nos dias 14 e 15 de novembro, na final da Fed Cup. Para as partidas, a Federação Russa convocou Maria Sharapova, Ekaterina Makarova, Anastasia Pavlyuchenkova e Elena Vesnina.
Makarova, no entanto, está voltando de lesão, e não disputa uma partida desde o US Open deste ano. Assim, a técnica Anastasia Myskina, que é também treinadora de Svetlana Kuznetsova, poderá abrir espaço para a tenista, que viajará para Praga. Kuznetsova é ganhadora de dois títulos de Grand Slam, venceu o torneio de Moscou duas semanas atrás e participou do WTA Elite Trophy, em Zhuhai.
“ A melhor resposta que posso dar, é de que Anastasia irá conversar comigo após este torneio, mas eu não estou no time”, disse Svetlana enquanto estava em Zhuhai. “ Eu prometi para ela que iria para apoiar o time, e irei fazer isto. Comprei minha passagem para Praga na quinta-feira, depois que terminarmos aqui, conversaremos e veremos o que é melhor”.
As oponentes russas, a República Tcheca, é a defensora do título da Fed Cup, e chamou para a disputa desta final, as tenistas Petra Kvitova, Lucie Safarova, Karolina Pliskova e Barbara Strycova. As tchecas que em 2011, venceram a Rússia em Moscou, no jogo de desempate.
Kuznetsova acredita que sua seleção terá uma missão muito difícil neste ano, assim como foi naquela ocasião: “ Será difícil, quem escreve os jornais que terá trabalho. Eu vejo que será muito complicado, nós perdemos por muito pouco para as tchecas em Moscou, e será duro. Quer dizer, a República Tcheca estará jogando em casa, terá uma torcida maluca apoiando. Maria vem jogando muito bem, Petra não muito consistentemente, mas já jogou espetacularmente quando estava no topo e Lucie estará lá também. Será muito interessante, eu acredito que temos chances, no papel eu não sei dizer quem é favorito, não tenho a menor idéia”.