Na Reunião Geral da Federação Internacional de Tênis (ITF), que está sendo realizada em Santiago, no Chile, os representantes de todas as federações e associações esportivas filiadas acabam de eleger o norte-americano David Haggerty presidente da ITF pelos próximos quatro anos.
Haggerty, de 58 anos, venceu o indiano Anil Khanna por 200 votos a 192 na segunda etapa da votação para definir quem substituiria o italiano Francesco Ricci Bitti, presidente ITF há 16 anos.
A votação
Com quatro candidatos com apoio necessários para sua candidatura, a votação teve duas etapas de escolha. Na primeira, além de Haggerty e Khanna, o suíço Rene Stammbach e o espanhol Juan Margets estiveram como candidatos à presidência.
Os quatro concorrentes discursaram pela última vez e a primeira etapa de votação começou, com Margets e Stammbach sendo eliminados na votação direta, sem números divulgados pela ITF.
Na sequência, os delegados (representantes) presentes, dentre eles o presidente da Confederação Brasileira de Tênis (CBT), Jorge Lacerda, votaram e por 200 a 192, uma eleição apertada, Haggerty foi eleito.
O novo presidente
Haggerty tem muita experiência no trabalho de administrador e gestor, desenvolvidas dentro da federação norte-americana (USTA), com trabalhos iniciados em 2001. De 2009 pra cá, Haggerty também desenvolvia atividades e trabalhos na ITF. Entre 2013 e 2014 foi presidente e CEO da UTSA e entre 2013 e 2015 foi vice-presidente da ITF no conselho dos diretores.
O norte-americano foi ainda Presidente da Tennis Industry Association e é membro do Hall da Fama Internacional do Tênis, em Newport, nos Estados Unidos, e no qual o brasileiro Gustavo Kuerten foi homenageado.
Aquém do trabalho direto na gestão do esporte, Haggerty tem 30 anos de experiência trabalhando na indústria de raquetes, tendo sido Diretor executivo da Head nos Estados Unidos, presidente da Penn Racquet e da Dunop.
Presidente vitalício
Após 16 anos comandando o tênis mundial, Francesco Ricci Bitti deixará seu cargo administrativamente, mas foi nomeado presidente vitalício da ITF, também na reunião em Santiago.
Brasileiro fora da comissão - Jorge Lacerda, presidente da Confederação Brasileira de Tênis, estava entre os 26 candidatos para ocupar um lugar como um dos 13 diretores, mas não foi eleito. Os escolhidos foram
Katrina Adams (EUA), Martin Corrie (GBR), Sergio Elias (CHI), Ismail El Shafei (EGY), Bernard Giudicelli (FRA), Jack Graham (CAN), Anil Khanna (IND), Thomas Koenigsfeldt (DIN), Celia Patrick (NZL), Aleksei Selivanenko (RUS), Rene Stammbach (SUI), Stefan Tzvetkov (BUL) e Bulat Utemuratov (CAZ).