Em busca do bicampeonato no challenger e Campinas, Guilherme Clezar começou sua campanha com uma vitória suada nesta segunda-feira. O gaúcho derrotou o sueco Christian Lindell de virada, por 5/7, 6/3 e 6/4, após 2h21 e avançou às oitavas.
"O Christian é muito amigo meu. Jogar contra ele é sempre uma sensação diferente para nós dois, porque jogamos juntos desde a infância", disse Clezar sobre o jogador nascido no Rio de Janeiro, que representa a Suécia no circuito. "A primeira rodada é sempre uma partida um pouco mais tensa. Não jogava desde o US Open e meu ritmo de jogo ficou meio comprometido. Mas vou readquirindo isso aos poucos. Estou feliz por ter ganhado", comentou Clezar, 173º do mundo.
Lindell teve uma grande reação no primeiro set, virando de 2/5 para 7/5. Porém, Clezar prevaleceu no final. "Podia ter terminado em dois sets, dei uma vacilada ali no primeiro. Mas o espírito de luta também é importante na estreia", acrescentou Clezar.
O campeão da edição de 2013 em Campinas aguarda na segunda fase o vencedor entre o argentino Facundo Arguello e o equatoriano Giovanni Lapentti. "Joguei aqui em todos os anos e sempre há bons tenistas. Quando eu ganhei, superei dois ex-campeões. Espero jogar o meu melhor, que já apresentei aqui, e fazer um bom torneio", complementou o gaúcho.
Vice-campeão da edição de 2014, André Ghem estreou com vitória tranquila diante do campineiro Breno Lodis, com parciais de 6/1 e 6/0. "É bom voltar aqui, um lugar em que já ganhei várias partidas. Estou bastante motivado para jogar aqui no Brasil. Consegui estrear bem, apesar de ter chegado ontem de Florianópolis, que tem condições diferentes. Eu me adaptei legal", analisou o gaúcho.
Ghem esteve em Florianópolis na última semana, junto com a equipe brasileira da Copa Davis. "Deu para treinar bastante, todo mundo estava bastante motivado. Todo mundo dá o seu melhor na Davis. Pena que o resultado não foi o que a gente queria, mas o bom do tênis é que sempre há uma nova semana", comentou o 149º do ranking mundial, que espera o vencedor entre Marcelo Zormann e Fernando Romboli.
Confira momentos das partidas no vídeo: https://youtu.be/WW8btwivlNk
PROGRAMAÇÃO DESTA TERÇA-FEIRA
Quadra Central
10h - Fernando Romboli (BRA) vs. Marcelo Zormann (BRA)
A seguir - Caio Zampieri (BRA) vs. Carlos E. Severino (BRA)
A seguir - Wilson Leite vs. Juan C. Saez (CHI)
Não antes das 17h - Rogério Dutra Silva/ André Ghem (BRA) vs. Guilherme Clezar vs. Fabricio Neis (BRA)
Não antes das 18h30 - João Souza (BRA) vs. Orlando Luz (BRA)
Quadra 1
10h - Facundo Arguello (ARG) vs. Giovanni Lapentti (EQU)
A seguir - Pedro Sakamoto (BRA) vs. Facundo Bagnis (ARG)
A seguir - Ricardo Hocevar (BRA) vs. Guido Andreozzi (ARG)
Não antes das 18h30 - Tiago Lopes (BRA) vs. Juan Londero (ARG)
Quadra 3
10h - Christian Garin (CHI) vs. Hugo Dellien (BOL)
A seguir - Nicolas Kicker (ARG) vs. Hans Podlipnik Castillo
A seguir - Agustin Velotti (ARG) vs. Andres Molteni