O austríaco Andreas Haider Maurer sofreu para superar o espanhol Daniel Gimeno Traver em partida única da primeira rodada da chave principal do ATP de St. Petersburgo, na Rússia, torneio em quadra rápida que distribui US$ 1 milhão em premiações
Haider-Maurer, 61º do ranking da ATP, precisou de 2h01 para fechar o placar em 7/5 7/6 (2) diante do espanhol 78º da ATP.
Em uma verdadeira batalha, o austríaco converteu seis aces contra dois de Gimeno-Traver, que venceu 68% dos pontos jogados com primeiro serviço contra 78% de Haider-Maurer, que saiu em desvantagem no primeiro set, devolveu a quebra de saque e virou o placar quebrando o saque do espanhol para fechar a parcial.
No set seguinte tudo foi igualado, os dois tenistas salvaram breakpoints e decidiram no tiebreak, onde o austríaco sacou melhor.
Na segunda rodada da competição, Haider-Maurer encara o jovem compatriota Dominic Thiem, 21º da ATP e cabeça de chave três na Rússia.
Os dois tenistas se enfrentaram duas vezes no circuito profissional, ambas este ano no saibro de Umag, na Croácia, e Kitzbühel, na Áustria. Em ambas as oportunidades, Thiem venceu.