Roger Federer voltou à quadra neste domingo e, com mais uma atuação segura, garantiu a permanência da Suíça no Grupo Mundial da Copa Davis, a divisão de elite da maior competição de nações do tênis.
O atual número dois do mundo precisou de apenas 1h44min para derrotar o holandês Thiemo de Bakker, 144º colocado, por 3 sets a 0, parciais de 6/3 6/2 6/4, e fechar a série em 3 a 1 para os donos da casa no piso rápido e coberto do estádio Palexpo, em Genebra.
O número dois do mundo e vice-campeão do US Open no último domingo foi soberano no jogo. Conseguiu quatro quebras em onze break-points que teve, uma no primeiro set, duas no segundo e mais uma no terceiro, e não cedeu uma oportunidade de quebra sequer ao rival. Federer encaixou mais winners na partida, 36 contra 32 do holandês, e cometeu menos erros não-forçados, 44 a 62.
Essa foi a 39ª vitória de Federer em 47 jogos de simples na Copa Davis. A Suíça havia feito 2 a 0 na sexta com as vitórias de Roger sobre Jesse Huta Galung em sets diretos e Stan Wawrinka sobre De Bakker em cinco sets. No jogo de duplas, ontem, Federer e Chiudinelli perderam batalha de cinco sets, no único ponto holandês na série.
Atual campeã da Davis, a Suíça aguarda agora o sorteio essa semana para conhecer seu adversário na primeira rodada do Grupo Mundial no ano que vem.