A ex-líder do ranking mundial e atual 23ª da WTA, Venus Williams, superou a jovem suíça Belinda Bencic, 12ª, e se garantiu nas oitavas de final do US Open pela 13ª vez na carreira. Ekaterina Makarova, 13ª, superou Elina Svitolina.
Bicampeã do US Open (2000 e 2001), Venus precisou de 1h18 para fechar o placar em 6/3 6/4 tendo convertido cinco aces contra três da suíça, que bateu 12 bolas vencedoras contra 31 da experiente norte-americana, que cometeu 15 erros não-forçados contra 12 da jovem de 18 anos.
Vindo com confiança, após o título em Montreal e bons jogos em Cincinnati, Bencic parou na experiência de Venus, 17 anos mais velha, que no único momento da partida em que esteve em desvantagem, com Bencic sacando com 4/3 e quebra no segundo set, soube reverter a situação e dominar a partida.
Venus aguarda por definição de rival que sairá do confronto entre a estoniana Anett Kontaveit e a norte-americana Madison Brengle.
A russa precisou de 1h57 para fechar o placar contra Svitolina em 6/3 7/5 tendo convertido dois aces contra três da ucraniana, que cometeu 17 erros não-forçados contra 31 da russa, que bateu 41 bolas vencedoras contra 18 de Svitolina.
Em um jogo duro, com longa disputas de bolas e poucas quebras de saque, Makarova foi bem mais agressiva que a adversária, conquistou duas quebras por set, enquanto Svitolina converteu uma por parcial.
Na fase de oitavas de final, Makarova, que chegou a sentir cãibras no meio do segundo set e disse após a partida que ficou "apavorada", encara a francesa Kristina Mladenovic, que em 1h04 fez 6/2 6/3 na russa Daria Kasatkina, 133ª, que entrou no torneio como lucky-loser no lugar de Maria Sharapova