X

WTA de Stuttgart não terá jogos nesta sexta. Entenda!

Quinta, 17 de abril 2025 às 17:56:26 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional

Por Ariane Ferreira - As disputas do WTA 500 de Stuttgart, na Alemanha, estão suspensas nesta sexta-feira, 18 abril, data de um dos poucos feriados nacionais no país, a Sexta-feira Santa. Entenda porque não se joga em Stuttgart, mas se compete em Munique.



Crédito: Jimmie48 | WTA

Entre em nosso Canal no Whatsapp

A Sexta-feira Santa ou Sexta-feira da Paixão, como é chamada no Brasil, é um dos nove feriados nacionais que ocorrem na Alemanha pelo calendário oficial do país e ao lado de outras datas religiosas: Domingo de Páscoa, do Natal e Pentecostes. E como toda feriado religioso no país praticamente todas as atividades econômicas do país são paralisadas.

Cada um dos 16 estados alemães possuem leis próprias para o vigoramento dos feriados nacionais, portanto colocam algum grau de exceção para que alguma atividade não essencial como hospitais, polícia ou farmácia possam acontecer e é nisto que diferem o ATP de Munique e o WTA de Stuttgart.

Munique é a capital do estado da Baviera, onde em 2016 o Tribunal Constitucional Federal, maior instância da justiça alemã, considerou inconstitucional a lei de exceção para eventos esportivos serem realizados na Sexta-feira Santa. Por esta razão, qualquer atividade não essencial a ser realizada na data pecisa de uma autorização das autoridades locais, que irão determinar a relevância nacional da atividade acontecer.

Por se tratar da primeira edição do torneio bávaro em nível 500, a prefeitura e o ministério cultural da região concederam a exceção para que as disputas do ATP ocorressem normalmente nesta sexta-feira. As autoridades locais informaram a agência de notícias dpa que este é "um caso atípico" e que MTTC Iphitos, onde é disputado o torneio, está localizada longe de grandes áreas residenciais.

Stuttgart, por sua vez, é a capital do estado de Baden-Württemberg, onde jogos da Bundesliga (campeonato alemão de futebol) e outras ligas nacionais também são suspensos na Sexta-feira Santa.

Sabendo que a lei estadual não comporta exceções, os organizadores de Stuttgart pleitearam com muita antecedência junto á WTA uma autorização para que o evento seja finalizado na segunda-feira de Páscoa, também feriado na região, mas sem a proibição de atividades públicas rentáveis.

“É claro que não é particularmente bom quando a arquibancada está vazia ou quando o torneio fica paralisado por um dia”, disse a diretora do evento Anke Huber à dpa, mas ela seguiu sem questionar a legislação local: "Nós respeitamos isso e temos que conviver com isso”.

Para além de permitir a suspensão de um dia na competição, a WTA teve que se desdobrar com contratantes para organização a programação de jogos desta quinta-feira, já que pela lei local, após a meia-noite nenhuma atividade não essencial seria permitida. “Foi uma sorte que a WTA nos permitiu fazer isso”, disse Huber à dpa.

O WTA de Stuttgart coincidiu de ser realizado na semana de Páscoa duas vezes nos últimos 25 anos, nas edições 2001 e 2011 em que não houve disputa de jogos na sexta-feira seguindo a lei local.

teninews.com.br
br.jooble.org