Pai e principal treinador da ex-número 1 do mundo Caroline Wozniacki, Piotr Wozniacki concedeu uma entrevista ao jornal polonês Sport, criticou a imprensa do país pela pressão exercida sobre a número 2 da WTA, Iga Swiatek, e deu conselhos a ela.
Crédito: Jimmie48 | WTA
Entre em nosso Canal no Whatsapp
Além de pai, Piotr foi o treinador que formou a maior tenista da história da Dinamarca e foi questionado sobre o que ele vê em Iga Swiatek atualmente e no que ela mudou. Maior tenista polonesa da história e dona de cinco Grand Slams, a ex-número 1 do mundo tem sido questionada em seu país pela queda de rendimento em quadra desde o fim da temporada 2024.
"Percebi que Iga não parece a mesma de quando ganhou os títulos do Grand Slam. Basta relembrar aqueles momentos e comparar imagens, principalmente da época dos seus primeiros triunfos, com o que vemos hoje. Vejo seu rosto diferente, linguagem corporal diferente, comportamento diferente. Sinto falta das conversas espontâneas dela com o pai e a equipe, do contato com as pessoas que a apoiavam. Dê uma olhada em como está hoje e você terá a resposta sobre o que mudou", iniciou o dinamarquês.
"Em geral, eu compararia tudo o que acontece na equipe a uma aula de química na escola. Há muitos componentes químicos diferentes na equipe. Acho que isso (a equipe) realmente precisa ser ventilado. Mesmo na casa mais bonita que uma pessoa constrói e na qual é feliz, de vez em quando é preciso abrir as portas e janelas para arejá-la, para poder respirar um pouco de ar fresco nessa linda casa", completou
Então a reportagem pediu que Piotr evitasse metáfoas e fosse mais claro: "Iga tem que entender isso sozinha", disparou o dinamarquês apontando que ficou muitos anos na equipe da filha e que julgar de fora é complicado. "Eu gostaria de dizer que Iga deveria tirar três ou quatro dias de folga agora, mas absolutamente sem ninguém da equipe, sem nada de tênis. Ela deveria passar tempo com um amigo, por exemplo, da turma que ela frequentou em uma ou outra escola. Tenho certeza de que ela tem alguns bons contatos. Ela precisa dar um tempo de tudo isso. Porque tem muita coisa. Observe quantos artigos são escritos sobre Iga todos os dias", seguiu ele destacando a necessidade da tenista se afastar um pouco do ambiente em que está para obsevá-lo, mas principalmente descansar dele.
Questionado se estava sugerindo uma mudança na equipe da tenista, que teve alteração de técnico para Win Fissette no fim do ano passado, Piotr Wozniacki voltou-se para a própria experiência em que ele e outros treinadores trabalharam com sua filha. O treinador destacou que é precisou "cuidar do relacionamento com as pessoas" e que isto "é o mais importante". Paa ele, parece que a equipe da polonesa "se esqueceu que o mais importante na vida é a alegria, porque a alegria nos dá força".
A imprensa polonesa e algumas figuras importantes do tênis no país já falaram publicamente que a psicóloga da tenista, Daria Abramowicz, deveria ser despedida. Por esta razão, a reportagem do Sport questionou Piotr se ele estava sugerindo a demissão dela "por exemplo".
"Eu sugeriria a todas as pessoas que trabalham com Iga que tirassem férias. Para que eles não assistam tênis, não falem sobre tênis, não contribuam para escrever artigos que estão sendo escritos um após o outro, porque também há pessoas responsáveis pela comunicação com a mídia, etc. Eles deveriam dar a si mesmos, e a Iga em particular, um pouco de descanso. Uma chance de olhar tudo de lado por um momento. Eles deveriam dar a ela uma chance de pensar melhor", aconselhou Piotr que durante a carreira da filha chegou a ter alguns embates com ela a cerca do mesmo tema. Caroline Wozniacki chegou a demitir e recontratar o pais duas vezes numa mesma temporada.
Para o treinador, Swiatek precisa tomar suas decisões focando em viver de forma alegre, motivada, mas que suas decisões precisam estar dentro de uma compreensão clara do que a tenista tem e o que ela quer.
Na sequência, a reportagem questionou Piotr, que é ex-jogador de futebol, se acreditava que Swiatek fazia o que ele estava sugerindo. Então, ele acabou criticando diretamente a postura de cobrança que Swiatek vem sofrendo em seu país e criticou o repórter que o entrevistava, especializado em tênis: "Iga não esqueceu como jogar. Ela teve resultados incríveis e muito bons este ano e eu sei que os resultados dela são subestimados. Mas, sério, não exagere! Você escreve todos os dias e se, Deus me livre ela ler, nem um elefante consegue carregar este peso, é muito difícil!", criticou.
Para o ex-jogador da seleção polonesa de futebol, Swiatek deveria descansar dada a eliminação de Miami e voltar renovada para a disputa no saibro europeu: "O saibro está se aproximando, o que significa a melhor parte da temporada para ela. Iga deve tomar medidas para não estragar o que ela mais gosta. Porque se ela errar, ela terá um problema maior. É sempre melhor superar um problema menor do que fazer uma grande bagunça", concluiu.