Novak Djokovic não gostou nada da resolução do caso de doping de Jannik Sinner onde aceitou uma suspensão de três meses em acordo com a WADA. Ele conversou com outros tenistas que estão frustrados com todo o processo.
Leia Mais:
Zverev estranha decisão sobre Sinner
Entre em nosso canal do Whatsapp!
"Falei com vários jogadores", disse Novak Djokovic quando questionado sobre o caso de doping de Jannik Sinner em uma coletiva de imprensa no ATP 500 de Doha. O sérvio, um dos membros fundadores da PTPA, que emitiu uma declaração forte, agora fala pessoalmente sobre toda a controvérsia que ocorreu com o número 1 do mundo desde o torneio do Qatar.
"Desde agosto do ano passado, tem sido como um terremoto para o mundo inteiro. A outra número 1 do mundo (agora vice-líder), Iga Swiatek, também foi suspensa sem que ninguém soubesse de nada, e ela foi suspensa na pré-temporada, quando não havia torneios. É óbvio que a confiança está cada vez mais perdida. Pessoalmente, eu dificilmente acredito em qualquer coisa, não apenas nesses casos, mas em geral. Há deficiências", disse o sérvio que seguiu.
"Um jogador de ponta pode pagar os melhores advogados e ter acesso a recursos para ter uma chance melhor de lutar e obter um resultado melhor do que alguém que não é. A WADA diz em suas regras que cada caso é diferente, que quando um positivo é descoberto você tem um tempo razoável para fazer uma declaração e descobrir a causa de tudo. Sinner fez isso em seis horas, é por isso que ele conseguiu um acordo melhor. Os outros não. Nem todo mundo consegue fazer isso tão rápido. Eles têm que falar com as pessoas em sua equipe e descobrir o que aconteceu", ele continuou.
"Falei com vários tenistas no vestiário, não apenas nos últimos dias, mas também nos meses anteriores. A maioria deles não está feliz com a forma como todo o processo se desenvolveu e não acredita que seja justo. Muitos deles acreditam que houve favoritismo", explicou Nole que pediu mudanças.
"Vimos os casos de Simona Halep e Tara Moore, e outras jogadoras que talvez sejam menos conhecidas, que lutaram por anos para resolver seus casos, ou que foram suspensas por um longo tempo. Acho que é hora de fazer algo e abordar o sistema, porque está claro que a estrutura não está funcionando assim. É inconsistente e acho muito injusto, e é tudo o que tenho a dizer sobre isso. Veremos o que acontece no futuro próximo, se todo o caso atrai mais atenção e pode lançar luz sobre outros casos de jogadoras de nível inferior. E você tem que ter em mente que Sinner e Swiatek eram os números 1 do mundo na época."
"Sinner será banido por três meses por alguns erros e negligências de alguns membros de sua equipe que, no entanto, trabalharam no circuito. Até que se prove o contrário, Jannik e Iga são inocentes, mas temos que falar sobre a maneira como eles foram tratados e como trataram os outros. O momento também é interessante. A suspensão de Sinner termina antes do torneio de Roma e ele não perderá nenhum Grand Slam. Esses acordos levantam bandeiras vermelhas e as pessoas questionam a credibilidade das agências antidoping", concluiu Djokovic.