Nesta quinta-feira, a partir das 13h30, o carioca João Fonseca encara nas oitavas de final do ATP 250 de Buenos Aires, na Argentina, o local Federico Coria, 115º da ATP. Saiba quem é o tenista. Crédito: @argentinaopentennis / Ieb+ Argentina Open
Leia mais
Fonseca exalta criatividade e apoio de torcida brasileira em Buenos Aires
João Fonseca segura a torcida e derruba favorito argentino em Buenos Aires
Natural de Rosário, na região de Santa Fé centro da Argentina, Federico Coria tem 32 anos e como melhor ranking da carreira o posto de 49º do mundo alcançado em fevereiro de 2023.
Federico se profissionalizou no circuito em 2010 e entrou para a elite do tênis mundial sob a sombra do irmão mais velho, Guillermo, considerado um dos maiores tenistas da história de seu país. Contemporâneo de Guga Kuerten, Coria chegou a ser 3º do mundo em 2004, ano em que foi vice-campeão de Roland Garros. Guillermo Coria teve muitas lesões que o afastaram do circuito e sua última partida profissional foi na primeira semana da temporada 2009.
Federico Coria tem em seu currículo uma suspensão de 8 meses do circuito profissional e pagamento de multa e US$ 10 mil em um processo de corrupção. De acordo com as investigações da Agência Internacional de Integridade do Tênis (ITIA), Coria foi considerado culpado por não seguir o código anti-corrupção do tênis e denunciar um esquema de manipulação de resultados para o qual foi convidado a participar e recusou. O caso ocorreu em 2015 e a punição para o atleta ocorreu em 2018. Por colaborar com as investigações, Coria cumpriu 6 meses de suspensão e pagou multa de US$ 5 mil.
Naquele mesmo processo outros seis tenistas argentinos foram condenados, a maioria por terem efetivado a manipulação de resultado de partidas.
Após o caso de suspensão, Coria ascendeu no circuito, jogou sua primeira final nível ATP em Bastad, 2021, e a segunda no ATP de Córdoba em 2023. O tenista não tem títulos em nível ATP, mas acumula cinco títulos em nível Challenger e outros 10 em nível Future.
Há quase um ano, Fede - como gosta de ser chamado -, apresenta os bastidores do circuito profissional em seu Canal no YouTube, o Fede Coria (assista).
Na estreia do ATP 250 de Buenos Aires, Federico Coria venceu o argentino Hugo Gaston, 91º, em 6/3 6/2 após 1h08 de partida.
Federico Coria e João Fonseca nunca se enfrentaram no circuito profissional. Em 15 anos do circuito, o argentino enfrentou brasileiros em 76 oportunidades e venceu 51 destes jogos.