O ex-top 25 e semifinalista de Roland Garros em 1999, Fernando Meligeni opinou sobre a recente derrota de Bia Haddad Maia no WTA de Doha, no Podcast New Balls Please, ao lado do jornalista e apresentador Alex Tseng.
Entre em nosso canal no WhatsApp!
Bia foi derrotada em Doha pela polonesa Magdalena Frech, 28 do mundo, por 6/4 3/6 6/2. A brasileira soma apenas duas vitórias em seis jogos na temporada na modalidade de simples.
Tseng começa abordado o tema: "Algo me incomoda, que é a repetição dos fatos: ela começa bem, aí caí; incomoda, porque começa a dar uma aflição. Tenta virar a chave, ganha ou perde no detalhe, é sempre isso. Ela é uma menina muito legal demais, mas e o jogo?"
Meligeni então dá sua opinião: "Realmente, todas as vezes é muito parecido. Eu vi o jogo inteiro, ela começou o jogo muito bem, abrindo 3-0, batendo firme, se colocando bem em quadra. e repente uma bola que escapa, ela erra uma escolha. Ela vem errando muitas escolhas (dentro das partidas), vejo ela muito perdida taticamente as vezes; ela deve saber o que fazer mas não consegue colocar isso em prática. O que mais me chama atenção é que demora muito, já falei com o Paciaroni (técnico) sobre isso, é o grande desafio dela. Todo mundo vai ter altos e baixos", ponderou 'Fino’' que completa: "Todos os melhores do mundo têm um padrão. Às vezes eu vejo a Bia sem padrão (de jogo), ela tinha um padrão, jogando pelo meio e que muitos criticavam, e foi como ela chegou ao Top 15. Agora ela perdeu um pouco do padrão, jogando mais aberto, mas na minha opinião perdeu o padrão".
Fernando também opina sobre o fato de que muitos pedem alterações na equipe de Bia Haddad, como tirar o técnico: "Na minha humilde opinião, está na hora dela acabar com esse problema interno dela, que é uma discussão que nós tenistas temos com nós mesmos. Você pode mudar o que quiser (na equipe) mas se você não mudar internamente... Vou falar uma coisa que posso me arrepender: quando ela erra uma bola e fala 'vamos' na minha visão ela não está pensando no erro, está se motivando. Mas tem que se corrigir (entre um ponto e outro), para isso tem que usar os 25 segundos", completa.
Meligeni ainda comenta sobre as declarações de Bia após as derrotas, onde geralmente são do aspecto mental: "Então o tênis é só mente? (...) Tem um lado tático que não é abordado. Ela protege o lado tático e não fala dele, ou não vê? Eis a questão".
<iframe width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/Izhsw0MLTJQ?si=EhJy8XmXdvwh0XGA" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture; web-share" referrerpolicy="strict-origin-when-cross-origin" allowfullscreen></iframe>