A Federação Chilena de Tênis emitiu um duro comunicado contra a Federação Internacional de Tênis e prometeu processar a entidade após o episódio de Cristian Garín no duelo contra a Bélgica.
"A Federação Chilena de Tênis expressa sua profunda consternação e repúdio aos fatos ocorridos durante a série da Copa Davis disputada contra a Bélgica neste domingo, 2 de fevereiro de 2025, em Hasselt, válida pela primeira rodada das Eliminatórias do Grupo Mundial.
Naquele momento, nosso jogador Cristian Garin foi agredido por Zizou Bergs e, de forma incompreensível e inaceitável, acabou sendo desclassificado, o que significou a derrota do nosso país por 3 a 1. Após ser atingido pelo jogador belga, Cristian não recebeu a devida atenção do médico neutro indicado pela organização. Apesar dessa situação, o árbitro geral, Sr. Carlos Ramos, de Portugal, validou a continuidade da partida e instou nosso jogador a retornar à partida. No entanto, como não conseguiu fazê-lo devido a tontura e inflamação no olho, ele foi desclassificado. Devido a esta injustiça, anunciamos que iniciaremos todas as ações pertinentes perante a Federação Internacional de Tênis (ITF) para buscar justiça e defender os interesses dos nossos atletas e do tênis chileno. Reafirmamos nosso comprometimento com os valores do esporte, como integridade, respeito e justiça. É essencial que esses princípios prevaleçam em todas as competições para garantir um ambiente seguro e justo para todos os tenistas.
Agradecemos o apoio incondicional dos fãs chilenos presentes em Hasselt, assim como daqueles que acompanharam a partida do nosso país e de outras partes do mundo, por nos acompanharem nestes tempos difíceis. Também apreciamos muito as inúmeras demonstrações de solidariedade expressas pela comunidade internacional do tênis diante desta injustiça.
Por fim, apelamos às autoridades desportivas internacionais para que analisem este caso com a seriedade e objetividade que ele merece, garantindo que situações como esta não se repitam no futuro, em prol de uma competição com tanta história e prestígio como a Copa Davis."