A equipe do Chile comandada por Nicolas Massú acabou eliminada pela Bélgica, que jogava em casa no piso duro coberto de Hassert. O confronto foi definido em vitória do belga Zizou Bergs, 60º, diante de Cristian Garin, 133º, em jogo polêmico. Confira vídeos.
Crédito: Reprodução TV
Bergs venceu Tomas Barrios Vera, 137º, em 6/4 6/3 neste sábado, enquanto Garin venceu Alexander Blockx, 146º, em 7/6 (8-6) 6/1.
Com o confronto empatado os experientes Sander Gille e Joran Vliegen venceram os chilenos Nicolas Jarry e Barrios em 6/3 3/6 6/3.
Para definir o confronto ou empatar de vez o duelo, Bergs e Garin se enfrentaram no quarto confronto. O jogo foi muito apertado, com o belga vencendo o primeiro set em 6/3 e o chileno vencendo o segundo em 6/4.
A polêmica da partida se deu logo após o 11º game do 3º set, em que Bergs fez 6/5 com quebra e ao comemorar o ponto saiu saltando na quadra e atingiu em cheio Garin que chegava junto à rede para ir ao banco chileno.
Bergs vs Garin pic.twitter.com/E8vwloj7Ik
— Instant Highlights (@InstHighlights) February 2, 2025
Com a 'trombada', Garin caiu no chão e segundo a equipe médica do Chile sentiu-se mal. O fiscal arbitral do confronto, o português Carlos Ramos foi chamado à quadra enquanto a equipe chilena exigia a desclassificação de Bergs por agressão, mesmo que não intencional, como está na regra.
Revoltado com a negativa da equipe de arbitragem, Garin intimou Ramos: "Se você não tem culhão de desclassificá-lo, então, me desclassifica. Anda, me desclassifica. Eu não vou jogar, eu estou machucado".
É possível ainda ouvir Massú: 'Se ele não está se sentindo bem, não vai jogar. Tome a decisão".
Carlos Ramos manteve o jogo e Garin acabou eliminado.
El robo del año en la Davis. Garin perfecto, “no tienes los huevos para echarlo a él, échame a mí” pic.twitter.com/ZzTp8GhxoX
— Escobillana (@escobillana) February 2, 2025
Há pouco, o médico da equipe chilena, Alejandro Orizola afirmou à TV de seu país que Garin sofreu uma lesão ocular: "Cristian Garin recebeu uma forte pancada no globo ocular, razão pela qual caiu e acabou batendo a cabeça. Isso gerou uma inflamação, dificuldades para enxergar e uma forte dor de cabeça, mesmo assim em nenhum momento perdeu a consciência. Garin não estava em condições de seguir jogando".