X

Federação estuda recorrer ao CAS após agressão de Bergs em Garin

Quinta, 06 de fevereiro 2025 às 11:12:28 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional

A Federação de Tênis do Chile (Fetech) está estudando processar a Federação Internacional de Tênis (ITF) na Corte Arbitral do Esporte (CAS), maio instância jurídica do esporte mundial, após o incidente entre Zizou Bergs e Cristian Garin.



Entre em nosso Canal no Whatsapp - Siga-nos no Bluesky

No último domingo, o belga Zizou Bergs e o chileno Cristian Garin disputavam o quarto jogo do duelo entre os dois países pela primeira rodada do qualificatório das Finais do Grupo Mundial, e ao fim do 3º set, logo que conquistou uma quebra e fazer 6/5, Bergs saiu saltando para comemora quando acabou atingindo Garin.

No mesmo momento, Garin foi atendido e a equipe chilena, sob comando de Nicolas Massú, solicitou ao árbitro da partida, o espanhol Manuel Franco Ojea, a desclassificação imediata do belga, tendo em vista que o regulamento da competição afirma que os competidores não podem cometer "abuso físico", que inclui tocar sem autorização, qualquer um dos entes em quadra e que o toque, intencional ou não, é punido com desclassificação.

Porém, Ojea decidiu advertir Bergs e em protesto a equipe chilena quis a presença do arbitro geral do confronto, o português Carlos Ramos que manteve a posição do árbitro. Diante da situação, Garin se recusou a voltar para quadra e acabou sendo punido: primeiramente com uma advertência, com a perda de um ponto e posteriormente do game, o que deu a vitória a Bergs.

Nesta segunda-feira, reporta o jornal chileno La Tercera, a federação do país emitiu um ofício à ITF pedindo a desclassificação de Bergs da competição, para que ele não dispute a próxima eliminatória e muito menos represente o país caso a Bélgica chegue a fase de Grupos das finais. O pedido é como uma compensação “em reconhecimento à desvantagem sofrida devido à falha da ITF em aplicar as regras", explica a federação.


Ainda segundo o La Tercera, a Fetech deu o prazo de uma semana para que a ITF tome uma decisão e não descarta um processo jurídico contra a entidade máxima do esporte: "A Federação Chilena de Tênis reserva-se o direito de iniciar ações legais sob a lei esportiva, tanto perante a ITF quanto qualquer outro órgão regulador competente, se considerar necessário", declarou a Fetech ao jornal.


O La Tercera aponta ainda que a ida ao CAS não está descartada.

teninews.com.br
br.jooble.org