Thiago Monteiro, número 106, vinha fazendo uma partida perfeita este domingo no Australian Open até o finalzinho do terceiro set, quando teve dois match-points e acabou não aproveitando.
Entre em nosso canal do Whatsapp - Veja como foi
Mas o cearense acabou levando a virada do experiente japonês Kei Nishikori, de 35 anos, 74º colocado e ex-top 5, por 3 sets a 2 com parciais de 4/6 6/7 (7/4) 7/5 6/2 6/3 após 4h06min de duração na quadra John Cain Arena, fechada por conta da chuva em Melbourne, na Austrália.
Monteiro vinha embalado após passar o quali com incrível marca nos games de saque. Ele segue o jejum sem vencer jogos em chaves principais de Grand Slam que dura desde o US Open de 2022, ou seja, há mais de dois anos. Agora são oito derrotas seguidas em Majors. Thiago perde a 24ª partida em 31 disputadas nesse tipo de evento.
Nishikori enfrenta o americano Tommy Paul, 12º favorito, ou o australiano Christopher O´Connell na segunda rodada.
O jogo
O brasileiro esteve muito firme em seus games de saque dando raras oportunidades ao adversário. No primeiro set converteu a oportunidade no quinto game forçando erro do rival, salvou chance do adversário logo a seguir e fechando em 38 minutos indo bem no serviço.No segundo set o brasileiro salvou um 15/40 no 12º game, jogou com coragem no saque, levou ao tie-break e contou com um erro bobo de smash do asiático para abrir vantagem e fechar com bons serviços. No terceiro set um primeiro game ímpar, com quinze minutos, onde Thiago salvou sete break-points e confirmou no sufoco e na coragem. O duelo seguiu saque a saque até Monteiro ter dois match-points na devolução no décimo game. Nishikori foi mais efetivo neste momento e após game pegado conseguiu sua primeira quebra na 12ª tentativa. Ele jogou a raquete aos céus e fechou a parcial por 7/5.
No quarto set o asiático conseguiu a quebra no terceiro game, abriu 3 a 1, ampliou para 4 a 1 e o brasileiro pediu atendimento médico. Ele recebeu massagem na perna esquerdaq no vestiário e na volta a movimentação parecia debilitada. Nishikori passeou para fechar por 6/2.
No quinto set o asiático sobrou fisicamente e conseguiu a quebra no terceiro game. Ele abriu 3 a 1 e o brasileiro teve duas chances de devolver a quebra no sexto game, mas Nishikori fez bom saque e voleio e contou com erro do cearense. O asiático manteve o saque com autoridade a seguir e fechou por 6/3 com nova quebra.