X

Ex-mandatário da FFT é acusado de violência sexual contra tenista menor de idade

Sexta, 10 de janeiro 2025 às 08:27:23 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional

De acordo com publicação do jornal francês Le Monde, o ex-vice-presidente da federação francesa de tênis (FFT), Jean-Pierre Dartevelle (foto), está sendo acusado de estupro de menor de idade por uma jogadora do país.



Crédito: AFP

De acordo com a acusação, entre 2016 e 2018, período em que a tenista tinha entre 17 e 19 anos, uma jovem promissora do tênis francês foi sistematicamente violada por Jean-Pierre Dartevelle, que hoje tem 74 anos e à época dos crimes tinha entre 66 e 68 anos.

A jovem anunciou uma "relação de controle" na qual era mantida com Dartevelle. Durante as investigações, o ex-comandante do esporte do país não negou e sustentou aos investigadores de que se tratava de uma "relação consensual", revelou uma fonte policial à agência de notícias AFP.


"Ele não entende do que está sendo acusado. Para ele, foi um relacionamento romântico que durou dois anos", disse a advogada Marie-Alix Canu-Bernard, em março de 2023 quando anunciou o encaminhamento de Dartevelle para julgamento. "Para mim, em vista do caso, esse encaminhamento para uma audiência de julgamento é mais uma questão de moralidade do que de direito", acrescentou Canu-Bernard.

A jovem buscou as autoridades do país ainda em 2018 afirmando que estava em um relacionamento forçado e que era "vítima de um abraço" de um homem com muito poder.
Em 2017, Dartevelle foi derrotado na eleição para a presidência da FFT por Bernard Giudicelli, que se mantém mandatário do tênis no país.

A Federação Francesa é uma das partes que entrou com ação civil contra Dartevelle, ao lado da jovem tenista e sua família.

O julgamento de Jean-Pierre Dartevelle terá início nesta semana e a pena que ele pode receber chega a 15 anos. Como tratava-se de uma vítima menor de idade, a jovem pode solicitar ao tribunal de Dorts que o julgamento seja sob portas fechadas.

teninews.com.br
br.jooble.org