Em mais um dia com muita chuva em Auckland, na Nova Zelândia, as semifinalistas do torneio tiveram um exercício de resiliência, mas a espera trouxe resultados para a japonesa Naomi Osaka e dinamarquesa Clara Tauson, que vão definir o torneio.
Quinta favorita na disputa neozelandesa, Tauson 50ª, chegou à semifinal com uma sólida vitória diante da principal favorita da chave a americana Madison Keys e motivada, superou a espera pela chuva e precisou de 1h27 para vencer a semifinal contra a americana Robin Montgomery, 117ª, com placar de 6/4 6/3.
Tauson busca em Auckland seu terceiro título em nível WTA. O torneio neozelandês é sua primeira final WTA em três anos, quando a jovem foi campeã em Luxemburgo.
Na segunda semifinal do dia, a japonesa Naomi Osaka, ex-número 1 e atual 57ª, seguiu sua sólida campanha e precisou de 1h11 para superar a americana Alycia Parks,82ª, em 6/4 6/2.
"Na verdade, nunca cheguei à final do torneio na semana anterior a Melbourne, então isso é como uma estreia na minha carreira", disse Osaka bicampeã do Australian Open na entrevista em quadra.
"Estou muito feliz que sempre há coisas para melhorar ou ficar melhor, não importa a idade que você tenha", declarou ela que faz em Auckland sua primeira final em nível WTA desde que retornou da licença maternidade.
Auckland é a primeira final de Osaka desde Miami 2022, quando ficou com o vice ao ser derrotada pela polonesa Iga Swiatek.
Confira os melhores momentos das semifinais em Auckland:
Osaka e Tauson se enfrentaram pela primeira vez no circuito profissional.