Informações do jornal espanhol MARCA dão conta que Juan Carlos Ferrero vem mudando a mecânica de saque de Carlos Alcaraz e o tenista introduziu mais peso em sua raquete.
A pré-temporada do tenista começou no último dia 9 de dezembro e aconteceu na Ferrero Tennis Academy de Villena e o Country Club de Murcia.
O Murciano aspira nas quadras de Melbourne Park se tornar o jogador mais jovem a completar o título do Carrer Grand Slam que está nas mãos de seu compatriota Rafael Nadal.
O campeão dos quatro majors quase não teve descanso aos domingos e feriados antes de partir no dia 4 para a Austrália: “Estou com isso em mente, estou pensando em fazer a tatuagem do canguru.”
Juan Carlos Ferrero deixou claro que era necessário explorar os pontos fortes do seu pupilo. E isso envolveu gerar mais velocidade com o forehand. Por isso trabalharam com diversas raquetes Babolat com diferentes pesos até encontrarem a mais adequada. Isto, como MARCA apurou, são mais cinco gramas, distribuídos em fitas de chumbo.
Crédito: MARCA
“É mais uma ajuda na rebatida. Com essa aceleração que ele tiver ele ganhará força e peso da bola. Com sua qualidade de impacto, com uma raquete com mais peso, só de tocar na bola na frente você aproveita a força de como ela chega até você. Hoje em dia isso está sendo notado muito na devolução”, explica Samuel López, treinador que ingressou no time de Alcaraz. Da mesma forma, diferentes strings também foram testados. Tudo é mais uma arma para contrariar o jogo de rivais como Jannik Sinner e Alexander Zverev, entre outros.
Com sua qualidade de impacto, com uma raquete com mais peso, tocando a bola na frente você aproveita a força de como ela chega até você.
Carlitos também fez uma segunda modificação na sua mecânica de serviço. Coincidindo com o início da última volta no saibro, o tenista fez duas paradas ao puxar a raquete para trás. Passou um e agora eliminou (parou) para ganhar ritmo na hora do saque. A irregularidade no saque fez com que ele perdesse 105 vezes na temporada passada, com 119 faltas duplas.