A queda do russo Andrey Rublev em sua estreia nas oitavas de final do ATP 250 de Hong Kong nesta quinta-feira alterou em definitivo as posições dos oito principais favoritos a disputa d Australian Open, que se inicia no próximo dia 12.
Com sua queda, Rublev terá um descarte de 240 pontos no ranking e por isso perderá o posto de oitavo melhor do mundo sendo ultrapassado pelo australiano Alex de Minaur, que fechará a lista dos oito favoritos no sorteio do Australian Open.
Minaur fechou a fase de grupos da United Cup esta semana e não perderá o posto de oitavo do mundo antes do sorteio da chave do Australian Open. Outro tenista que disputou competições esta semana, mas terá sua posição inalterada no ranking é o alemão Alexander Zverev, que disputou a fase de grupos da United Cup e desistiu por lesão nas quartas.
Dos favoritos que ainda seguem competindo, temos apenas o sérvio Novak Djokovic, sétimo do mundo, que está nas quartas de final em Brisbane. Mesmo que vença o torneio, Djokovic não terá sua posição no ranking alterada, o que faz dele um perigoso potencial adversário de quartas de final aos principais favoritos: o atual campeão e número 1 do mundo, Jannik Sinner, a Zverev, a Carlos Alcaraz, que busca em Melbourne o Grand Slam que lhe falta e ao americano Taylor Fritz, número quatro, que segue na semifinal da United Cup, mas que também não terá seu ranking alterado.
Além de Djokovic, o russo Daniil Medvedev, quinto, também aponta como um difícil adversário de quartas de final para os favoritos. Medvedev é três vezes vice-campeão do Australian Open 2021, 2022 e 2024.
Com o cenário, poderemos ter projetado para quartas de final por exemplo um duelo entre Sinner contra Djokovic e no mesmo lado da chave Carlos Alcaraz.
Confira a lista dos oito favoritos ao Australian Open:
1. Jannik Sinner (ITA)
2. Alexander Zverev (ALE)
3. Carlos Alcaraz (ESP)
4. Taylor Fritz (EUA)
5. Daniil Medvedev (RUS)
6. Casper Ruud (NOR)
7. Novak Djokovic (SRB)
8. Alex de Miñaur (AUS)