Em entrevista ao Match TV, o ex-top 3, o russo Nikolay Davydenko, comentou sobre Novak Djokovic ampliar sua carreira e fez um comparativo com Roger Federer e Rafael Nadal que se aposentaram em 2022 e nesta temporada respectivamente aos 41 e 38 anos.
"Nadal não tinha nem 40 anos e não conseguia lutar fisicamente com os 50 melhores profissionais do mesmo nível. A mesma coisa agora, ele está tentando mostrar que a idade não importa para ele, Novak tenta enganar a natureza, mas ele só consegue fazer isso por alguns anos. Não somos robôs. Os fardos são sérios, as lesões acontecem. Eles terão problemas de saúde. Todos encerrarão suas carreiras por causa de lesões que limitam nosso treinamento".
Ao ser perguntado quando o sérvio irá se retirar, Davydenko seguiu: "Ele está tentando enganar a natureza. Vamos ver se ele consegue. Talvez ele queira bater o recorde de carreira mais longa de Federer e Nadal. Roger terminou aos 41 anos, talvez Novak queira chegar a essa idade. Talvez ele jogue menos torneios."
O russo comentou o caso de doping de Jannik Sinner: "Sinner está jogando muito bem, ele é ótimo. Gosto da tática dele em quadra, não se trata de doping. Vi isso em 2019, comparado a agora, a diferença é muito decente. Jannik começou a jogar diferente. A tática mudou seriamente. Metade dos tenistas agora diz que ele está ganhando por causa do doping. Devo dizer que Mariano Puerta me venceu por causa do doping em Roland Garros em 2005? Eu estava fisicamente morto e ele não, mas não sei se o doping o ajudou nisso. Não vou gritar para a imprensa que é ruim, mas vou admitir minha culpa e meu erro. Por exemplo, Nick Kyrgios está sempre gritando, é um showman. Ele diz todo tipo de bobagem dentro e fora da quadra e continuaremos a fazer isso de novo e de novo.
Sobre o caso de Iga Swiatek ele ponderou: "Você vai na farmácia, compra um comprimido para os brônquios e tem salbutamol, que é considerado doping. Você não vai se tornar o número 1 do mundo graças ao doping. Antes era mais fácil regular o doping, mas agora está começando a ficar uma loucura. Não sei porque endureceram tanto o controle, não há nenhum resultado. A ATP precisa resolver isso porque no geral é uma grande organização e leal aos jogadores."