A partir desta quinta-feira (28) e até o sábado (30), A Confederação Brasileira de Tênis (CBT) reúne 24 dos principais tenistas juvenis do país, seus treinadores e mais alguns preparadores físicos para dar continuidade ao trabalho de desenvolvimento na base. O Encontro Nacional de Treinamento acontece no Itamirim Clube de Campo, em Itajaí (SC).
Para o Encontro, foram chamados os três tenistas de melhor ranking nas categorias 12, 14, 16 e 18 anos, masculino e feminino (conforme ranking do dia 21 de outubro). Ao longo dos dias, serão realizadas uma série de treinamentos, avaliações, palestras com grandes nomes do esporte, como Fernando Meligeni, ex-número 25 do mundo, além da presença de atletas que disputam o circuito profissional. Os custos de hospedagem e alimentação dos atletas serão custeados pela Confederação.
Organizada em parceria com o Comitê Olímpico do Brasil (COB), a iniciativa possui quatro pilares: aprender a treinar, gerir de forma positiva os erros, respeitar a bola e a intensidade da movimentação. O objetivo é mostrar aos jovens atletas de forma mais aprofundada como funciona a rotina dos principais tenistas.
Esta iniciativa era um sonho nosso, e foi realizada pela primeira vez em dezembro de 2017, com o intuito de unir todas as gerações de atletas, técnicos e grandes personalidades do nosso tênis. Acreditamos que criar um ambiente que propicie o desenvolvimento de habilidades e aprendizado é fundamental para que o esporte continue crescendo no Brasil. Quero agradecer de antemão à todos que já passaram pelo Encontro de Treinamento e contribuíram com a iniciativa da CBT. Um agradecimento especial à Bia Haddad, Luisa Stefani, Laura Pigossi, Carol Meligeni, João Fonseca, Marcelo Melo, Guga, Jaime Oncins, Fernando Meligeni, Thomaz Koch, Bruno Soares, entre tantos outros”, destacou o presidente da CBT, Rafael Westrupp.