O espanhol Carlos Alcaraz, atual vice-líder do ranking da ATP, tem como objetivo retomar o posto de número 1 do mundo do italiano Jannik Sinner, porém, sua missão não será fácil, mas pode acontecer antes da gira de saibro 2025.
Atualmente, 4.300 pontos separam Sinner de Alcaraz no ranking e o italiano, que já soma 21 semanas como número 1 do mundo tem garantido o posto até o fim da temporada.
Por esta razão, Alcaraz foca no trabalho de médio prazo para retomar a posição de melhor do mundo. Ainda em 2024, Alcaraz pode somar no máximo 2090 pontos no ranking, isso caso seja campeão no Masters de Paris-Bercy e no ATP Finals de Turim.
Se tudo der certo, Alcaraz entra 2025 podendo desbancar o italiano entre o Australian Open e o Masters de Indian Wells. Para isso precisa garantir um título prévio ao Aberto da Austrália, além de faturar o primeiro Grand Slam da temporada. Ao mesmo tempo, Sinner não pode defender a maior parte dos pontos conquistados, o que incluiria não ir à segunda semana em Melbourne, onde é o atual campeão.
Além da briga pelo posto de número 1 do mundo, Alcaraz tenta o título do Slam australiano para tornar-se o mais jovem tenista da história a vencer os quatro torneios do Grand Slam. Melbourne é o único título que Alcaraz não tem entre os quatro principais torneios do circuito mundial.
Em 2025, Sinner, por sua vez, também tenta o feito de vencer os quatro Slams pela primeira vez na carreira. O italiano de 23 anos, precisa vencer Roland Garros e Wimbledon na próxima temporada para alcançar tal feito.