A paulistana Laura Pigossi, número 2 do Brasil e 144ª do mundo, contou com apoio da torcida em São Paulo para virar uma batalha de 2h40 e conquistar título inédito em sua carreira no ITF US$ 75 mil do Paineiras Morumby.
Jogando sob sol forte e contando com muito apoio do público desde o primeiro minuto de partida, Pigossi fechou a partida em 6/7 (7-3) 6/3 6/3 diante da italiana Beatrice Ricci, 473ª da WTA, que vinha de vitória sobre a principal favorita na semifinal, a argentina Julia Riera e ainda venceu na segunda rodada a terceira favorita da chave, a também argentina Solana Sierra.
Laura abriu a partida muito confiante abriu 3/0 com quebras nos primeiro e terceiro games, mas viu a rival não desistir, buscar pressionar e jogar buscando as paralelas com bolas mais curtas. Assim, Ricci empatou a partida com quebra no 6º game, mas viu Pigossi se impor na sequência. sacando para a parcial, Pigossi foi quebrada no 10º game e viu a disputa ir para o tiebreak, em que mesmo pressionada a italiana errou menos.
Lutadora, Pigossi chamou a torcida e se alimentou do apoio para não se render, mesmo com a segunda etapa marcada por quatro quebras nos games iniciais, até que Pigossi se impôs confirmando o saque no 5º game, conquistou quebra de vantagem na sequência e administrou.
O terceiro set seguiu moldes dos anteriores, com muitas quebras ente as tenistas e a experiência de Pigossi se impôs na quebra que fechou a partida.
Este é o 11º título da carreira de Laura Pigossi em simples e o segundo da temporada 2024.
Foto: Laura Pigossi recebe troféu do presidente do Paineiras, Carim Saad. Crédito: Rafael Pignataro.