Agora com sete representantes na chave principal, o tênis feminino brasileiro estreia nesta terça-feira no Torneio Internacional Feminino de Tênis – Ano VII – Engie Open, competição de nível ITF W75 que acontece nas quadras de saibro do Clube Paineiras do Morumby.
As primeiras três brasileiras a entrar na disputa terão de enfrentar adversárias italianas. Thaisa Pedretti faz o jogo principal, às 17h30, contra Aurora Zantedeschi. Pouco antes, Ana Candiotto enfrenta Diletta Cherubini e Letícia Vidal duela com Gloria Ceschi.
Na rodada decisiva do qualificatório, quatro brasileiras tentaram a vaga para a chave mas apenas Letícia obteve sucesso. A tenista de 27 anos, que ficou oito temporadas fora do circuito, entre 2014 e 2022, superou nesta segunda-feira a grega Eleni Christofi, com parciais de 7/6 (7-0), 5/7 e 7/6 (7-1). Já Rebeca Pereira, Jennifer Dourado e Sofia Perovani foram eliminadas.
O primeiro dia de jogos terá, às 12 horas, a cabeça 4 Giorgia Pedone, outra italiana, contra a japonesa Yuki Naito e a francesa Kristina Mladenovic, ex-top 10 e dona de quatro títulos de Grand Slam em duplas, contra a chilena Fernanda Labrana.
Laura Pigossi, que é a segunda melhor inscrita em simples, estreará às 12 horas na chave de duplas tendo a argentina Julia Riera como parceira. A entrada para o público no Paineiras é gratuita.
O Torneio Internacional Feminino de Tênis – Ano VII – Engie Open é apresentado pela Sabesp através da Lei de Incentivo ao Esporte/Ministério do Esporte. Tem o patrocínio da Sabesp, Engie e do Banco BRB. A realização é do Instituto Esperança do Amanhã. A competição tem as chancelas da Federação Internacional de Tênis, Confederação Brasileira de Tênis e Federação Paulista de Tênis.