João Fonseca, número 5 do Brasil e 162º do mundo, resistiu, salvou match-points, mas caiu na final do qualificatório do US Open diante do local Eliot Spizzirri, 344º, e adiou o sonho de disputar a chave principal da chave principal de um Grand Slam.
Leia mais
Mesmo derrotado, João Fonseca deixa quadra ovacionado em Nova York
Aos 18 anos, disputando o quali em Nova York pela primeira vez na carreira, João Fonseca batalhou por 2h39 e acabou derrotado com placar de 7/6 (10-8) 6/7 (5-7) 6/4 tendo convertido 12 aces a três do americano, que venceu 75% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra contra 70% de aproveitamento do brasileiro.
A partida foi muito equilibrada, com os dois tenistas se pressionando. Assim, trocaram quebras entre o 2º e 5º games e conseguiram se reencontrar no saque, confirmando assim, cada um com muita confiança de zero. Igual, a disputa foi pra o tiebreak e nele um mini-quebra providencial no 17º ponto definiu a partida.
Na segunda etapa, o americano conseguiu romper o saque do brasileiro no 4º game, abriu 4/1 e foi administrando. Ao sacar para o jogo o americano viu o brasileiro salvar quatro match-points e devolver a quebra no 10º game e trocou quebras levando a disputa parra o novo tiebreak. Ali, o brasileiro seguiu jogando bem e em uma única mini-quebra no 12º ponto forçou o terceiro set.
Nele, o brasileiro saiu quebrado no primeiro game, tentou virar, mas não conseguiu se impor e acabou eliminado.
Spizzitti aguarda sorteio para saber contra quem estreará na chave principal do US Open.