Yevgeny Kafelnikov, medalha de Ouro nos Jogos Olímpicos de Sydney, em 2000, destacou a importância da conquista de Novak Djokovic no último domingo com o Ouro em Paris, seu primeiro na carreira.
Entre em nosso canal do Whatsapp!
“Acho que esta foi a melhor final possível sob as circunstâncias de todo o torneio olímpico; Novak e Alcaraz – o maior de todos os tempos contra um jogador que pode potencialmente desafiar os recordes de Djokovic, Nadal e Federer”, disse Kalfelnikov ao Tennis Majors. “Foi o melhor cenário. Todos sabíamos que era a única coisa que faltava na carreira de Novak. O torneio inteiro era sobre se ele finalmente conseguiria fazer isso em sua potencialmente última oportunidade. Todo o crédito à sua vontade e desejo, ele definitivamente mereceu.”
“Acho que a chave foi não deixar Carlos ditar a jogo. Novak mostrou desde o início que está pronto para se esforçar e dar tudo de si só para ganhar o Ouro. Foi uma grande batalha desde o primeiro ponto, tudo se resumiu a alguns pontos que fizeram a diferença. Acho que o jogador que queria ganhar mais foi vitorioso.“
Kafelnikov comparou o Ouro Olímpico a um título de Grand Slam. O russo tem título de Roland Garros: “Eu já disse isso antes – o Ouro olímpico é tão importante quanto um título de Grand Slam. Eu tuitei um dia antes da partida que esta final era a partida mais importante da carreira de Novak Djokovic. Eu tinha certeza absoluta disso. Se Novak tivesse perdido no domingo, ele teria se arrependido por toda a vida. Ele venceu e provou meus comentários depois. Para ser honesto, é tão engraçado ver os fãs de Novak nas redes sociais agora – antes, eles diziam que as Olimpíadas não eram importantes, mas agora acham importante, dizendo que era necessário que ele as ganhasse.”
Escrevendo nas redes sociais, a lenda do tênis Chris Evert disse que Djokovic consolidou seu status como o GOAT do tênis. Mas outra questão surge. Ele é o maior atleta de todos os tempos ?
“Não há dúvidas se Novak é o maior de todos os tempos no tênis, isso é certo”, disse Kafelnikov. “Se você pode colocá-lo no mesmo nível de Michael Jordan... Eu não, porque cresci idolatrando o maior atleta de todos os tempos, que é Michael Jordan – tudo o que eu queria era vê-lo jogar ao vivo. Para mim, ele é sempre o número 1, mas Novak está definitivamente entre os três maiores atletas de todos os tempos, sem dúvida – todas as conquistas, recordes que ele quebrou, títulos que ele ganhou...”
Quanto a onde Djokovic vai daqui, é uma questão para a qual Kafelnikov não tem uma resposta definitiva.
“Novak se manteve motivado porque queria ganhar a medalha de ouro”, disse ele. “Agora, vai ser difícil encontrar motivação. Ele não precisa provar a ninguém que é melhor que Federer e Nadal, isso é certo. O que vem depois ? Não tenho ideia. Se ele quer continuar jogando pela pura alegria de jogar, justo, ninguém vai criticá-lo por isso. Mais uma vez, ele conquistou tudo, não sei como ele pode encontrar motivação para ir mais longe do que já foi. É assim que eu vejo.”
Kafelnikov comentou sobre o potencial de títulos de Alcaraz: "Como eu disse, Alcaraz tem o jogo e a atitude que podem ajudá-lo a ganhar muitos títulos de Grand Slam, ele já provou isso”, disse Kafelnikov. “A questão é se ele pode se manter saudável. Se ele ficar livre de lesões, Deus sabe o que ele pode fazer. Tenho certeza de que ele pode ganhar um ou dois títulos de Grand Slam por ano. Se ele fizer isso, ele desafiaria caras como Pete Sampras com 14 títulos. E então ele poderia potencialmente chegar a Federer, Nadal, até mesmo Djokovic, quem sabe ? Ele é definitivamente ótimo para o tênis – os fãs o amam, ele tem boa energia.”