Rafael Nadal respondeu sobre a aposentadoria após a derrota na segunda rodada de simples para Novak Djokovic por 6/1 6/4 nos Jogos Olímpicos de Paris, nesta segunda-feira. Crédito: Dubreuil/Kopatsch/Zimmer
"Juro que não consigo pensar nisso o dia todo. Eu venho aqui e vocês me pergunta a mesma coisa todos os dias e ao mesmo tempo. No final das contas é muito difícil recuperar um nível ideal se penso se vou me aposentar ou não. Venho de dois anos muito difíceis, com muitos problemas físicos que não me permitiram ter continuidade. É por isso que me dei um tempo extra para ver se consegui recuperar muitas coisas, mas se você sempre me pergunta sobre a aposentadoria, é impossível porque vocês estão sempre com aquela mosca atrás da orelha que não deixa vocês desenvolverem o que precisa para te dar a opção real", disse Rafa com sinceridade.
O vencedor de 22 majors relembrou a operação no quadril em junho de 2023 e continuou a desenvolver uma resposta que os fãs e principalmente a imprensa espanhola deveriam tomar nota: “Tento olhar para frente e quando as Olimpíadas acabarem tomarei as decisões que devem ser tomadas com base no desejo e nas sensações que tiver, embora para muitos faça pouco sentido. Estou sofrendo há dois anos, fiz uma cirurgia no quadril, estou me recuperando há muito tempo e agora estou me sentindo melhor fisicamente. Obviamente, se eu sentir que não sou competitivo, vou tomar a decisão de sair, mas eu realmente joguei pouco. Não é fácil me recuperar de uma cirurgia no quadril.
“Tento fazer o que posso para tentar me divertir e me dar a opção de ser competitivo. Se eu não quiser mais jogar, os avisarei e pronto, mas viverei dia após dia para escolher o que tenho que fazer quando tiver."
Por fim, Nadal garantiu que o seu desconforto físico da perna desapareceu e que está pronto para as duplas com o Alcaraz: "Estou bem, não há problema nesse sentido. Tive uma pequena imagem negativa há cinco dias no abdutor longo porque uma fibra saltou, mas foi uma lesão muito pequena que me permiti jogar. Não foi um problema e estou ansioso para jogar em duplas amanhã e estar bem."