Em entrevista ao RTVE, a rádio da TVE, Rafael Nadal admitiu ter sido dominado por Novak Djokovic após sua derrota por 6/1 6/4 nos Jogos Olímpicos de Paris, na França, nesta segunda-feira.
"Por muito tempo foi uma surra. Temos que aceitar como tal e não esconder. Ele não me deu trégua e eu não dificultei as coisas para ele. Ele foi superior e eu também tornei tudo mais fácil para ele", disse o espanhol que chegou a estar 6/1 4/0 abaixo, reagiu, mas levou uma quebra no nono game.
Djokovic venceu o mítico 60º duelo entre eles e se colocou em 31 a 29 no geral. O sérvio foi para a fase de oitavas de final dos Jogos de Paris onde luta por um Ouro inédito em sua carreira.
"Um jogador foi muito melhor que o outro e é preciso aceitar isso. Durante uma hora foi difícil digerir tudo o que estava acontecendo, embora eu tenha conseguido. Tentei ter a atitude e a mentalidade certas para aceitar isso porque eu sabia que havia uma possibilidade de o duelo ser assim."
“Não tenho conseguido jogar no nível que precisava e ele também não me deu praticamente nada. Não tive a qualidade de uma bola contínua para criar problemas para ele. Então, sem a qualidade da bola e as pernas de 15 anos atrás, você não vai criar problemas para o melhor da história, certo?", refletiu Nadal com cara triste.
“A partir daí a análise é fácil, não tenho estado no meu nível, ele esteve e a reação não foi completa. Consegui recuperar a ponto de ter opções de 5-4 para cima, mas não consegui converter isso e acabou", acrescentou.
O espanhol destacou os aprendizados: "Penso que neste momento há pouco a aprender. Tenho experiência suficiente para saber que quando não se consegue dar o nível que se necessidades em partidas dessa demanda, e não tenho conseguido, pequenas diferenças fazem grande diferença no cálculo geral do jogo. Nesse sentido, as decisões que tenho que tomar depois disso serão tomadas depois daqui. Não é hora de desistir porque ainda tenho as duplas e estou em competição. Mas também pela forma é mais fácil de aceitar a partir daí, tenha a mentalidade certa, sei que não vou falhar com certeza, amanhã estarei pronto”, explicou um Nadal que tem dupla com Carlos Alcaraz.