Iga Swiatek segue acumulando recordes em Roland Garros. A polonesa ganhou o título no saibro em Paris pela quarta vez na história com a vitória na final sobre a italiana Jasmine Paolini. Foto: WTA.
LEIA TAMBÉM
Swiatek domina Paolini e é campeã de Roland Garros pela quarta vez
A reportagem do Tênis News separou seis feitos que Swiatek conseguiu com mais um título de Roland Garros.
Top 3 de campeãs na Era Aberta
Campeã em 2020, 2022, 2023 e 2024, Swiatek se juntou a belga Justine Henin com quatro títulos de Roland Garros e entrou no top 3 de maiores campeãs de simples na Era. Apenas a norte-americana Chris Evert, com sete, e a alemã Steffi Graf, com seis, ganharam mais.
1ª tricampeã consecutiva desde Henin
A polonesa se tornou a primeira tenista a ganhar Roland Garros por três anos consecutivos desde Justine Henin, que venceu em 2005, 2006 e 2007. Na Era Aberta, apenas Monica Seles, campeã entre 1990 e 1992, repetiu o feito.
4ª maior sequência de vitórias
Em 37 jogos disputados em Roland Garros, Swiatek ganhou 35 e perdeu somente dois - Simona Halep nas oitavas de 2019 e Maria Sakkari nas quartas de 2021.
Nos últimos três anos, Swiatek acumula 21 vitórias consecutivas e tem a quarta maior sequência de vitórias no feminino. Somente Chris Evert, com 29 vitórias, Monica Seles, com 25, e Henin, com 24, tiveram mais vitórias consecutivas em Roland Garros.
Mais jovem com cinco Slams
No total, Swiatek soma cinco títulos de Grand Slam (quatro Roland Garros e um US Open) e é a única jogadora com menos dos 30 anos com cinco ou mais Majors tanto no circuito feminino como no masculino.
Dominante na temporada de saibro
A número um do mundo perdeu apenas uma partida durante toda a temporada de saibro. Na semifinal do WTA 500 de Stuttgart, na Alemanha, ela caiu na semifinal para a cazaque Elena Rybakina.
Na sequência, Swiatek foi campeã dos WTAs 1000 de Madri e Roma e de Roland Garros. É a primeira a ganhar os três principais torneios no saibro desde a norte-americana Serena Williams em 2013.