A norte-americana Danielle Collins, 15ª da WTA, é a última garantida na semifinal do WTA 1000 de oma, na Itália, após controlar a bielorrussa Victoria Azarenka, ex-número 1 do mundo e atual 24ª. Collins encara Sabalenka por vaga na final.
Collins precisou de 1h46 para fechar o placar em 6/4 6/3 tendo disparado os seis aces da partida e cometeu oito duplas-faltas contra nove de Azarenka, que venceu 60% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 68% de aproveitamento da norte-americana.
A norte-americana saiu em desvantagem ao ser quebrada no primeiro game, mas reagiu, devolveu a quebra no 4º game, venceu cinco games em sequência com nova quebra no 6º games, voltou a ser quebrada sacado para o set com 6/3, mas viu Azarenka comete erros e fechou com quebra no 10º game.
Na segunda etapa, Collins abriu rapidamente 4/1 com quebra no quarto game, viu Azarenka reagir, salvando dois breakpoints, no 6º game, devolveu a quebra de zero no 7º game, mas não confirmou na sequência, foi quebrada e viu Collins sacar para o jogo com firmenza.
Depois de uma sequência de vitórias o piso rápido dos Estados Unidos com título em Miami e em Chaleston, Collins voltou ao seu melhor momento no saibro europeu e vai lutar pela sua terceira final do ano. Para isso, reencontra a bielorrussa Aryna Sabalenka, vice-líder da WTA, que a superou há duas semanas nas oitavas de final do WTA 1000 de Madri, na Espanha, somando cinco vitórias sobre Collins, em cinco encontros.