Chegou ao fim, nesta terça-feira, a histórica campanha de Thiago Monteiro no Masters 1000 de Roma, na Itália, torneio sobre o saibro com premiação de 9 milhões de euros (R$ 48,6 milhões).
Veja como foi a partida - Entre em nosso Canal do Whatsapp!
O cearense número 106 do mundo foi derrotado pelo chinês Zhizhen Zhang, 56º colocado, por 2 sets a 0 com parciais de 7/6 (7/4) 6/3 após 1h56min de duração na quabra Grandstand, a segunda principal do Foro Itálico.
Monteiro encerra sua maior campanha em um Masters 1000 onde venceu cinco partidas e pela primeira vez alcançou as oitavas. Foi a primeira vez de um brasileiro nesta fase deste tipo de torneio desde Thomaz Bellucci em 2016 também na capital italiana.
Thiago dará um salto retornando ao top 100 e no momento vai ficando em torno do 84º lugar. Ele perdeu chance de garantir uma vaga na Olimpíada com a derrota uma vez que ficaria perto dos 65 melhores do mundo e dentro da linha de corte para Paris 2024. O tenista tem sua última chance em Roland Garros onde terá que disputar o quali.
O jogo
Monteiro começou o jogo sendo pressionado e salvando chances do adversário. No final da parcial ele teve dois break-points, mas Zhang sacou um ace e um bom saque e voleio surpreendendo o brasileiro. O duelo foi ao tie-break e no detalhe o chinês abriu vantagem e serviu bem para fechar após 1h08min.
O duelo seguiu parelho no começo do segundo set até Zhang pressionar no sexto game, forçar erros do brasileiro e conseguir a quebra. Ele fez 5 a 2 virando game de 15/30 e fechou por 6/3 no serviço.
Zhang terá pela frente o chileno Alejandro Tabilo, 32º, nas quartas de final.