A inédita vaga nas oitavas de final em um Masters 1000 e no torneio de Roma, na Itália, vai alavancando o ranking de Thiago Monteiro, atual 106º do mundo na ATP.
Leia Mais:
Como Navone pode ajudar Monteiro
Entre em nosso canal do Whatsapp!
O cearense, que neste domingo derrotou o sérvio Miomir Kecmanovic, 58º, por 6/2 4/6 7/6 (8/6), em 2h37min, vai se garantindo no momento como o 84º colocado, um salto acima das vinte posições, ganhando ao todo 95 pontos já contando os 25 que defendia. Caso derrote o chinês Zhizhen Zhang, 56º, ou o americano Ben Shelton, 14º, e vá às quartas de final, na próxima terça-feira, o cearense somaria mais 100 pontos e entraria no top 70, ficando em torno do 66º e 67º lugar.
Historicamente, a lista olímpica dá vaga aos 56 melhores do mundo, mas com as desistências e a limitação de quatro atletas por país normalmente os tenistas ranqueados até 70 ou 80 do mundo conseguem a vaga.
Esta posição praticamente o garante nos Jogos Olímpicos de Paris, na França, sem depender do resultado dos argentinos Facundo Diaz Acosta e Mariano Navone. Acosta conseguiu a vaga olímpica pelo título Pan-Americano, mas há um limite de quatro argentinos na tabela por ranking, o que liberaria a vaga para o brasileiro.
A lista olímpica será divulgada baseada nos rankings após Roland Garros, que termina no dia 9 de junho. Até lá o brasileiro tem apenas dez pontos da primeira rodada do Grand Slam a descartar.