O cearense Thiago Monteiro, número 2 do Brasil e 106º do mundo, conquistou uma bela vitória diante do francês ex-top 7 e atual 38º, Gael Monfils, pela estreia da chave principal do Masters 1000 de Roma, na Itália.
Veja como foi a partida - Entre em nosso canal do Whatsapp - Monteiro tem top 100 praticamente garantido
Monteiro precisou de 1h28 para fechar o placar em 6/2 7/5 tendo convertido seis aces a três de Monfils, que cometeu as três duplas-faltas da partida e o mesmo número de erros não-foçados do brasileiro, 12, e disparou 11 bolas vencedoras a 15 de Monteiro.
O brasileiro começou a partida com uma postura agressiva na devolução, buscando tentar dominar pontos desde a linha de base. Assim, conquistou quebra no 1º game, abriu 2/0 e seguiu sacando com muita confiança, confirmando games de zero e forçando Monfils a jogar uma bola a mais em seus games de saque. Assim, trabalhando muito bem com forehand buscando paralelas, Monteiro chegou a nova quebra no 7º game e sacou bem para definir a parcial em pouco mais de 30 minutos.
No set seguinte, Monfils conseguiu trabalhar melhor com seu primeiro serviço e aos poucos encontrou tempo de devolução do saque angulado do brasileiro. Desta forma pressionou nos 6, 8º e 10º games, mas viu o brasileiro manter a solidez de linha de base, não ser ameaçado e conquistar quebra providencial no 11º game, após erro de Monfils e sacou com confiança para o jogo.
Esta é a 16ª vitória da carreira de Monteiro diante de um tenista do top 40 em 60 partidas disputadas. O jogo marca também sua segunda ida à segunda rodada no Masters de Roma, em 2023, Monteiro se garantiu diretamente na chave e caiu na segunda rodada em batalha para o croata Borna Coric, que virou em dois tiebreaks.
Monteiro busca uma inédita terceira rodada em Roma e encara o australiano Jordan Thompson, que já se enfrentaram duas vezes no circuito profissional e cada um venceu um duelo. Este será o primeiro confronto entre eles no saibro.
O Match-point da vitória de Monteiro pic.twitter.com/CDOkh0ZE0R
— Site Tenis News (@tenisnewsbrasil) May 8, 2024