Mesmo sem jogar em Madri, Novak Djokovic não teve prejuízos no ranking, apenas perdeu um pouco da vantagem que tinha para Jannik Sinner que fez quartas de final e somou 200 pontos na ATP.
A diferença caiu para 1.130 pontos. Como Sinner não jogará em Roma, perderá 90 e pode ficar bem distante do sérvio caso Djokovic vá bem no Foro Itálico. Com isso, o sérvio garante pelo menos a liderança até os primeiros dias de junho para a disputa de Roland Garros onde aí sim terá que descartar 2000 pontos. O sérvio soma 424 semanas, sendo 32 seguidas, no topo da tabela.
Quem caiu foi o espanhol Carlos Alcaraz que defendia 1000 do troféu e somou 200 das quartas. Ele desceu para 7345 e como também não jogará na capital italiana ficará bem distante da briga pelo topo. Daniiç Medvedev colou no espanhol, mas defende o troféu em Roma a não tem chances de ultrapassá-lo esta semana (7345 a 7195).
No top 10, Andrey Rublev subiu duas colocações e é o sexto colocado. Ele saltou dois postos com o troféu na capital espanhola. Casper Ruud caiu para o sétimoi lugar, Stefanos Tsitsipas ficou como o oitavo, Hubert Hurkacz é o novo e o búlgaro Grigor Dimitrov fecha o top 10. Vice-campeão em Madri, Felix Aliassime subiu 15 e é o 20º colocado.