X

Memorial do Tênis Brasileiro é histórico

Domingo, 28 de abril 2024 às 18:55:44 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional

Por Carlos Omaki -  A novidade é realmente um acontecimento histórico e ajudará a não só preservar a memória do nosso esporte como também entender de onde viemos e para onde estamos caminhando.



Essa iniciativa será uma das primeiras oportunidades também de que o nosso jovem esporte seja o pioneiro em algo dentre muitos países do mundo já que nem mesmo os argentinos com toda a sua história e toda a glória do seu tênis possuem um “Museu do Tênis”.

Na verdade, nas Américas, apenas os Estados Unidos que através da parceria da USTA (United States Tennis Association) e a ITF (Internacional Tennis Federation) possuem um museu dedicado exclusivamente ao tênis.

E este é mais um dos aspectos que transformam o Memorial do Tênis Brasileiro em um projeto praticamente único, pois não é apenas um Museu do Tênis Brasileiro e sim a junção de Museu, Biblioteca e Hall da Fama dos esportes de raquete do Brasil, por isso o nome de "Memorial do Tênis Brasileiro".

O "Memorial Tênis Brasileiro" deixou de ser um sonho e hoje é uma organização sem fins lucrativos com CNPJ, estatuto e diretoria empossada.

Alguns dos maiores nomes do tênis brasileiro integram a diretoria ou cargos honoríficos e outra grande parte está apoiando a sua realização.

Nomes como Thomaz Koch e Edson Mandarino ocupam cargos como o presidente e vice-presidente de honra respectivamente , Luiz Mattar será o responsável pelo Hall da Fama, Paulo Cleto será curador da Biblioteca, e Carlos Kirmayr o responsável pelo Museu.
Outros nomes importantes fazem parte da primeira diretoria do Memorial como os jornalistas Ivo Simon e José Nilton Dalcim que cuidarão da gestão, divulgação e comunicação. O Diretor Técnico Geral é este que vos fala.

O Memorial já tem o apoio de grandes atletas da atualidade também como o ex número 1 do mundo de duplas Marcelo Melo, o ex-número 2 do mundo Bruno Soares, Thomaz Belucci, Cássio Motta e mais um enorme número de atletas, dirigentes, promotores, árbitros e outros apaixonados pelo esporte, como Larri Passos, ex-técnico do Gustavo Kuerten.

Todos esses nomes foram reunidos pelo seu idealizador, fundador e primeiro presidente estatutário Walmor Elias, professor e jornalista que já foi presidente da CBT/Confederação Brasileira de Tênis e FGT/Federação Gaúcha de Tênis.

A posse da primeira diretoria foi realizada no dia 13 de abril no Club Athletico Paulistano, não por acaso, mas por realmente se tratar de um dos berços do tênis nacional, juntamente com o Fluminense do Rio de Janeiro. O Paulistano recebeu os convidados de honra na figura do seu vice presidente Ricardo de Almeida Gomes Cardim e do Diretor de Tênis, Maurício Macedo, que representaram o Presidente Eder do Lago e o Vice presidente Caio Salem.

No acontecimento estiveram presentes presidentes e representantes de dez federações estaduais brasileiras, representantes de grandes clubes como o Pinheiros, nas figuras do Diretor Antônio Franco Salgado e do conselheiro Antônio Motta, o Tênis Clube Paulista também prestigiou o evento na figura de seu Presidente, Paulo de Mauro. Cerca de 70 pessoas muito importantes para o tênis nacional estiveram presentes para serem oficializadas na diretoria e testemunhar a legitimidade do Memorial. O evento teve transmissão ao vivo pelo Canal do Youtube do "Memorial Tênis Brasileiro".

Sobre Carlos Omaki

Carlos Omaki é treinador de tênis há 40 anos. Uma das referências do tênis nacional, dono de duas premiações como Melhor Técnico das categorias de base do Tênis brasileiro, é proprietário da COT (Carlos Omaki Treinamento) tendo equipes na Academia Paulistana de Tênis, Club Athletico Paulistano e Tênis Club Paulista e com seu staff de treinadores cuida de cerca de 800 atletas na cidade de São Paulo.

 

Instagram: @carlosomaki 

teninews.com.br
br.jooble.org