O Memorial do Tênis Brasileiro (MTB) agora tem o apoio do Rio Open, principal torneio de tênis disputado no Brasil. A oficialização do acordo ocorreu na última sexta-feira (23) e contou com a presença de grandes nomes, entre eles Carlos Omaki.
O projeto foi idealizado por Walmor Elias, ex-presidente da Federação Gaúcha e da Confederação Brasileira de Tênis (CBT). O diretor Lui Carvalho e a diretora geral Márcia Casz, do Rio Open, firmaram a parceria.
"Orgulho em fazer parte desse incrível movimento desde o primeiro dia e apoiar esse abnegado do tênis e da cultura, meu amigo Walmor Elias. Parabéns Arnaldo Grizzo pela apresentação na amostra e obrigado por seu tempo e dedicação. Parabéns Walmor pelo sucesso de mais esse evento. Eu e poucos mais sabemos do seu empenho e dedicação para cada passo dessa longa caminhada seja firme e certo", destacou Omaki.
Além de Carlos Omaki, o evento contou com a presença de Thomaz Koch, presidente de honra do MTB, e dos ex-tenistas Cássio Motta, Andréa "Dadá" Vieira, Givaldo Barbosa, Vera Cleto e de técnicos e ex-treinadores como César Kist, Roberto "Neneco" Carvalhaes e Sylvio Bastos.
O Memorial do Tênis Brasileiro conta com mais de 9.000 fotos, 700 painéis digitais e físicos, 700 vídeos, coleções de livros, revistas e publicações e uma imensa série de itens e links digitais que praticamente narra e seria a base da síntese de toda a história do esporte, que começou entre 1887 e 1889. O Memorial foi criado pelo pesquisador e historiador no dia 9 de junho de 2023, após 11 anos de estudos.
Sobre Carlos Omaki
Carlos Omaki é treinador de tênis há 41 anos. Uma das referências do tênis nacional e proprietário da Carlos Omaki Tênis (COT), tendo equipes na Academia Paulistana de Tênis, Clube Athlético Paulistano e Tênis Clube Paulista. Seu staff de treinadores cuida de cerca de 500 atletas na cidade de São Paulo.