X

João Fonseca luta, mas leva virada de chileno nas 4ªs em Bucareste

Sexta, 19 de abril 2024 às 11:51:22 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional

O chileno Alejandro Tabillo, 41º da ATP, frustrou o jovem brasileiro João Fonseca, número 6 do Brasil e 276º do mundo, e conquistou uma bela virada para se garantir na semifinal do ATP 250 de Bucareste, na Romênia, igualando feito de Nicolas Massú.



Vivendo o melhor momento de sua carreira, Tabillo precisou de 2h20 para virar a partida em 4/6 7/6 (7-5) 6/4 tendo convertido oito aces a quatro do brasileiro, que cometeu quatro duplas-faltas a uma e venceu 67% dos pontos jogados com seu primeiro seviço contra 70% do chileno.

O carioca entrou em quadra confiante e arriscou devoluções já no primeiro game, vencendo bons pontos no saque do rival, entrou em quadra e buscou a quebra no 3º game. Com 3/1 no placar, o brasileiro seguiu buscando movimentar muito o adversário na linha de base, Tabillo tentou se impor e com erro voltou a ser quebrado no 5º game. O carioca abriu 5/1, mas foi quebrado a primeira vez que sacou para o jogo no 8º game, mas não perdeu a confiança e fechou a parcial na segunda oportunidade.

Na segunda etapa o jogo seguiu brigado, com Tabillo tentando jogar mais próximo da linha de base e buscando empurrar João Fonseca, que seguiu tentando variar os golpes para surpreender o rival. O chileno, mais experiente, trabalhou bem devolvendo o saque no 12º game, forçou o brasileiro salvar setpoint e levar parcial para o tiebreak.

Ali, os tenistas seguiram em equilíbrio, trocaram mini-quebras nos dois primeiros pontos bem na devolução. O brasileiro chegou a abrir 3/1 com mini-quebra, mas tomou a devolução no 6º ponto e viu o chileno virar trabalhando bem com forehand no 10º ponto e sacou firme para leva jogo ao set decisivo.

Ali, Tabillo saiu quebrando o saque do brasileiro, que devolveu na sequência. O chileno mostrou-se menos cansado em quadra e seguiu tentando atacar sempre que possível, sólido com backhand de devolução, conquistou quebra no 5º game e novamente no 7º, abriu 5/2 e sacando pela primeira vez para a partida teve uma das quebras devolvidas. Fonseca tentou pressionar, venceu o 9º game de zero, mas viu o rival sacar e fechar a partida vencendo de zero também.

Com a chegada à semifinal, Tabillo é o primeiro chileno a alcançar esta fase no ATP 250 de Bucareste desde Nicolas Massú em 2003. 

Com a vitória sobe Fonseca, o chileno consolida a melhor temporada da carreira e chega a 3 vitórias sobre tenistas fora do top 50 no ano em 16 jogos.

Alejandro Tabillo busca sua terceira final na temporada  (foi campeão em Auckland e vice em Santiago) e para isso encara o húngaro Marton Fucsovics, 82º, que virou sobre o francês Corentin Moutet, 92º, com placar de 4/6 6/4 6/1.

Esta é a primeira semifinal ATP de Fucsovics desde 2018 em Genebra.

teninews.com.br
br.jooble.org