O jovem brasileiro João Fonseca, de 17 anos, 288º colocado, começou nervoso, mas lutou, reagiu e por pouco não saiu com a vitória na disputa de seu primeiro torneio nível ATP em solo europeu no ATP 250 de Estoril, em Portugal.
O carioca caiu diante do qualifier britânico John Choinski, 188º colocado, por 2 sets a 1 com fáceis 6/2 6/7 (7/5) 6/4 após 2h25min de duração em plena quadra central do evento realizado em Cascais, no litoral português.
Fonseca disputou seu quarto evento ATP na carreira premiado com um convite pelo grande desempenho do Rio Open onde bateu Arthur Fils, top 40, e Cristian Garín, entre os 100 melhores do mundo. Ainda jogou Santiago, no Chile, onde caiu na estreia em partida dura e foi finalista no challenger de Assunção, em Portugal, sua primeira decisão no profissional na carreira.
Ele começou bem a partida, mostrando sua potência nos golpes e nas devoluções. Saiu quebrando no terceiro game. Mas acabou se afobando em seguida, cometendo erros bobos e muitas duplas-faltas. Foi quebrado três vezes seguidas, perdeu seis games consecutivos e de repente se viu com 6/2 e 1/0 abaixo. Conseguiu equilibrar no começo da segunda etapa, mas com dupla-falta foi quebrado. Choinski abriu 5 a 2 e o brasileiro reagiu, devolveu a quebra na sexta chance com bela deixada. Ele igualou em 5 a 5, salvou um 0/30 no game de saque importante a seguir, levou ao tie-break onde abriu 5 a 1 e fechou no detalhe com bela bola.
Fonseca empolgou o público, principalmente os brasileiros, salvou um 0/40 no começo da terceira parcial, mas acabou sofrendo uma quebra e no detalhe acabou derrotado.
Ele ainda jogará a chave de duplas ao lado do português João Sousa que terá sua despedida das quadras.