Depois de uma longa espera em razão da chuva em Miami, as partidas começaram nesta sexta-feira e o primeiro vencedor é uma surpresa, o tcheco Tomas Machac, 60º da ATP, que jogou muito para superar o russo Andrey Rublev, 6º do mundo.
Vivendo o melhor momento de sua carreira, Machac mostrou um tênis consistente e combativo com as alterações de jogadas do russo e precisou de 1h06 para fechar o placar em um duplo 6/4 tendo convertido um ace a sete, cometido as duas duplas-faltas da partida e disparado 17 bolas vencedoras contra 16 do russo, que cometeu cinco erros não-forçados a oito do tcheco.
Muito consistente com seu saque, Machac perdeu poucos pontos em seus games de serviço e definiu o primeiro set com quebra no 5º game da primeira etapa. No segundo set, Machac abriu rapidamente 3/1 com quebra no 3º game e salvou breakpoint no 6º e 10º games para avançar à terceira rodada do torneio.
Esta foi a primeira vitória de Tomas Machac diante de um tenista do top 10.
Na entrevista em quadra, Machac explicou onde buscou a tática para vencer o russo: "Eu perguntei a Jakub Mensik e ele me deu algumas informações", confessou o tcheco. "E tudo me ajudou bastante e é ótimo ter pessoas que compartilham, te dão dicas e tudo mais".
Jakub mensik venceu o russo nas quartas de final de sua campanha que lhe rendeu o vice-campeão em Doha em fevereiro. "É bom que nós sempre tivemos uma grande relação e é ótimo ver esses meninos jogando tão bem aos 18 anos, e isso nos puxa para ter melhores resultados".
Machac aguarda pelo vencedor do duelo entre o escocês Andy Murray e o argentino Tomas Matin Etcheverry.