X

Sakkari dribla chuva, bate Gauff e reencontra Swiatek na final em Indian Wells

Sábado, 16 de março 2024 às 03:18:47 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional

A grega Maria Sakkari, 9ª da WTA, está de volta à grande final do WTA 1000 de Indian Wells, nos Estados Unidos, após driblar a chuva e frustrar a torcida superando a norte-americana Coco Gauff, 3ª, para se reencontrar com a polonesa Iga Swiatek.



Apesar das pausas pela chuva, Sakkari e Gauff  batalharam por 2h45 e a grega levou a melhor com placar de 6/4 6/7 (5-7) 6/2 tendo convertido um ace a três de Gauff, que cometeu sete duplas-faltas a três de Sakkari, que venceu 65% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 71% de aproveitamento de Gauff.

Jogando a semifinal do WTA de Indian Wells pela terceira vez consecutiva, Sakkari entrou em quadra determinada a reeditar a final do torneios em 2022 em que perdeu o título para a polonesa Iga Swiatek, e buscou seu jogo agressivo e enfático buscando as paralelas para superar a campeã do US Open.

O primeiro set foi muito equilibrado, com as duas tenistas jogando belos pontos e animando o público presente. Com 4/4 no placar e nenhuma quebra, a partida sofreu sua primeira paralisação por chuva. No retorno, após pouco mais de 20 minutos, a grega mostrou-se muito sólida na devolução e conquistou quebra para sacar para a parcial.

A segunda etapa começou  com saque de Gauff, durante a disputa do terceiro ponto do game, com 15-15 no placar, a chuva voltou e com mais força. Imediatamente a partida foi paralisada e assim permaneceu por 1h.

A quantidade de chuva complicou um pouco o processo de secagem da quadra central que contou com uma grande equipe com rodos num primeiro momento e muitos secadores numa segunda fase. O árbitro da partida, Kader Nouni orientou a secagem das quadras, como mostra este vídeo feito pela jornalista canadense Stephanie Myles:

Na retomada da partida, Sakkari conquistou quebra quase que de imediato no 3º game, abriu 3/1 e seguiu sólida conquistando nova quebra, desta vez de zero e contando com duas duplas-faltas da americana no 7º game. Sacando para o jogo pela primeira vez, a grega viu a intensidade do forehand da americana funcionar e devolver uma das quebras. Empurrada pelo público, Gauff ainda pressionou e salvou com autoridade tês match-points de Sakkari sacando pela segunda vez para a o jogo e forçou o tiebreak.

Ali, a norte-americana entrou muito sólida, fez boas devoluções e viu a grega cometer alguns erros, assim abriu 5/2 com duas mini-quebras e precisou de quatro setpoints para forçar o set decisivo.

Nele, as duas tenistas mantiveram o jogo intenso, agressivo e trocaram quebras de saque nos dois primeiros games. Sakkari salvou breakpoint no 3º game, conquistou quebra na sequência e abriu 4/1 salvando novo breakpoints. Sakkari voltou a ser pressionada, mas salvou breakpoints e fechou o jogo em nova quebra.

Em busca de título inédito na carreira, Sakkari reencontra a polonesa Iga Swiatek. As duas tenistas já se enfrentaram cinco vezes no circuito profissional e a grega levou a melhor em três dos encontros, porém, perdeu a final de Indian Wells entre elas em 2022, que foi a última vez que elas se enfrentaram.

teninews.com.br
br.jooble.org