Os paranaenses Gustavo Almeida e João Pedro Bonini e o paulista Enzo Kohlmann estão nas oitavas de final do 54º Banana Bowl, na chave ITF até 18 anos, que está sendo disputada em Blumenau (SC). O Brasil não tem mais representantes na chave feminina.
Por causa da chuva do dia anterior, a programação desta quarta-feira (6) foi jogada em dois clubes, no Tabajara Tênis Clube, a rodada feminina, e no Guarani Esporte Clube, a rodada masculina.
O primeiro brasileiro a se garantir na próxima fase do torneio foi Gustavo Almeida, cabeça de chave 16 e 61º do mundo, que eliminou o espanhol Bernardo Munk Mesa, 96º, por 6/3 7/5. “Comecei impondo meu jogo, atacando como gosto e comandando os pontos. No segundo set, dei uma baixada na intensidade, mas consegui me recuperar e agora é pensar nas oitavas”, disse o paranaense, que desafia o marroquino Reda Bennani, segundo favorito e 22º.
Depois, em mais uma boa atuação, Enzo Kohlmann, 65º, derrotou o italiano Vito Darderi, 106º, por 6/2 6/3. “Joguei muito bem hoje, consegui dominar a partida do início ao fim, não deixei o adversário jogar. Sabia que se desse espaço para ele, seria um jogo muito mais difícil, com certeza. Gostei bastante do jogo e fiquei feliz com a minha atuação”, afirmou. Em busca de uma vaga nas quartas, ele enfrenta o romeno Stefan Haita, 120º. “Espero seguir jogando solto, tranquilo, focado em fazer o meu melhor, já que nenhum dos dois é favorito, e sair com a vitória”, completou.
Convidado da Confederação Brasileira de Tênis para jogar a chave do Banana Bowl, João Pedro Bonini, 369º, está aproveitando bem a oportunidade e chegou à sua segunda vitória na competição. Na segunda rodada, o paranaense venceu o argentino Lucca Guercio, 114º, de virada, por 2/6 6/4 6/4. “Foi um jogo cheio de emoção, do começo ao fim. Fiz um último game bem disputado, tive três match-points antes de fechar. Foi um excelente jogo, consegui junto com o meu treinador fazer uma tática e seguir até o final”, contou ele, que terá pela frente o japonês Nayoa Honda, 81º.
No feminino, Victoria Barros, de 14 anos, não teve a mesma sorte e foi superada pela belga cabeça de chave 8, Jeline Vandromme, por 6/2 6/1. Outras brasileiras, Gabriela Félix, Vitoria Maisa e Beatriz Rodrigues foram superadas.
Confira os resultados dos brasileiros nesta quarta (6):
Chave masculina
João Pedro DIDONI BONINI (BRA) d. Lucca GUERCIO (ARG) – 2/6 6/4 6/4
Miguel TOBON (COL) [11] d. Thiago GUGLIERI (BRA) - 1-0 Ret.
Daniil SARKSIAN [6] d. Joao PIMENTA (BRA) – 6/3 6/4
Gustavo Ribeiro DE ALMEIDA (BRA) [16] d. Bernardo MUNK MESA (ESP) – 6/3 7/5
Maxwell EXSTED (USA) [9] d. Joao Vitor SCRAMIN DO LAGO (BRA) – 6/1 6/1
Hoyoung ROH (KOR) [4] d. Pedro RODRIGUES (BRA) – 2/6 6/4 6/4
Andres SANTAMARTA ROIG (ESP) d. Luis Augusto QUEIROZ MIGUEL (BRA) – 7/ 6/3
Max SCHOENHAUS (GER) [8] d. Nicolas OLIVEIRA (BRA) – 5/7 6/2 6/2
Enzo KOHLMANN DE FREITAS (BRA) d. Vito Antonio DARDERI (ITA) – 6/2 6/3
Keegan RICE (CAN) [12] d. Joaquin GUILLEME (NCA) – 6/2 7/5
Stefan Horia HAITA (ROU) d. Mateus YAKASILO (BRA) – 6/2 6/4
Chave feminina
Mika BUCHNIK (ISR) [10] d. Beatriz NAHMIAS MELO RODRIGUES (BRA) -6/0 6/1
Antonia VERGARA RIVERA (CHI) [3] d. Gabriela FELIX DA SILVA (BRA) - 4/6 6/3 6/4
Jeline VANDROMME (BEL) [8] d. Victoria Luiza BARROS (BRA) – 6/2 6/1
Angelica SARA (ITA) d. Vitoria Maisa CAMPIGOTTO (BRA) – 6/0 6/1