Antes da exibição contra Carlos Alcaraz neste domingo em Las Vegas, com transmissão de forma inédita pelo Netflix, Rafael Nadal concedeu entrevista ao jornal MARCA.
"Para ser sincero, não sei como estou. Não jogo um set desde Brisbane", confessou o dono de 22 títulos de Grand Slam. “O fato de estar aqui já é uma boa notícia”, explica Rafa.
“Não sei em que nível estarei, mas é a coisa menos importante neste momento, prometo. “Estou entusiasmado por treinar com outros profissionais, por jogar com Carlos em Las Vegas”, diz Nadal que confessa que a preparação para o torneio da Califórnia tem sido má, enquanto para Brisbane, há alguns meses, tem sido boa. “A prioridade é tentar sair ileso de Indian Wells. Se tiver que deixar alguma coisa de fora, é na época do saibro. Pode ou não ser o último, ainda não decidi 100%.” Rafa admite que os problemas físicos do Brisbane o incomodaram mais em parar novamente do que em perder o Aberto da Austrália, o que aumenta o risco de lesões.
O foco principal de Nadal, como ele mesmo explica em suas palavras, está no circuito de saibro, superfície em que sempre reinou: “Adoraria estar em Monte Carlo, depois tenho que analisar como estou a cada momento, meus sentimentos e onde mais quero jogar. Tentarei fazer o meu melhor para alcançar meus objetivos com opções. Quero fazer as coisas que realmente quero para ser feliz.” Em busca da sua felicidade, o torneio de Roland Garros está previsto no calendário, embora este ano os Jogos Olímpicos, que serão realizados no saibro de Paris, também ganhem grande importância.
Como em toda coletiva de imprensa ou entrevista, não poderia ficar de fora o tema da possível aposentadoria do espanhol, que ainda não decidiu se este será ou não seu último ano no circuito: “Não vou me despedir porque depois diria que não jogo mais. Não quero dizer isso porque não está claro para mim. A vida te mostra o caminho. Não é algo que tenho em mente. Se você pode imaginar, você está perto disso. Gostaria de me despedir de ser competitivo e de me divertir na quadra. O tempo dirá se isso pode acontecer ou não”, diz Nadal.
Rafa não está sozinho em Las Vegas. Ao lado do espanhol está Carlos Alcaraz, com quem disputará aquele jogo de exibição organizado pela Netflix. Eles passaram pouco tempo no circuito, mas Nadal o conhece bem o suficiente para destacar algumas de suas qualidades: “Ele tem uma juventude que dá muitas coisas e isso é o mais importante. Ele tem uma energia, uma paixão e uma autoconfiança que o ajuda a enfrentar momentos importantes com pouco medo. Alcaraz é o ar fresco para o tênis, é um jogador especial, um dos mais completos que vi na sua idade. Ele tem todos os recordes e um físico maravilhoso. Ele está onde merece”, finaliza Rafa que enfrentará o murciano em poucas horas.